Lenny Niemeyer: a paulista que reinventou o biquíni brasileiro

Lenny Niemeyer é o nome mais conhecido da moda de praia brasileira. A estilista é paulista mas foi no Rio de Janeiro que fundou a sua marca em 1991, que começou por ser muito pequena e caseira e é hoje vendida em todo o mundo, sendo sinónimo de luxo.

“Eu sou de São Paulo. Quando me mudei para o Rio, quando casei, a minha vida mudou muito, então comecei a fazer biquínis para ocupar o meu tempo. Nessa altura, as minhas amigas pediam-me muitos modelos cariocas, mas num tamanho maior. Então, como não conseguia encontrar nenhum no tamanho que elas queriam, resolvi desmanchar um biquíni e adaptá-lo” contou ao Delas.pt, Lenny Niemeyer.

Foi por acaso e da forma leve e tão típica dos brasileiros que Lenny começou um verdadeiro império. Antes de começar esta aventura a estilista era arquiteta paisagista, um passado que é denunciado pelos padrões ligados à natureza e pela linhas fluidas das suas criações. Os fatos de banho com assinatura Niemeyer são tudo menos básicos, sendo a sofisticação um dos pilares da marca. Detalhes, aplicações, costas trabalhadas, drapeados e decotes inesperados são alguns dos elementos que tornam esta marca de praia tão luxuosa.

A acompanhar a roupa de banho existem sempre saídas de praia a condizer porque, mais do que uma ida à praia, esta marca está pensada para um estilo de vida na praia, onde, além dos mergulhos, existe a esplanada no meio do dia e as festas pelo fim de tarde. “Os biquínis e as saídas de praia vêm juntas. Não consigo criar uma coisa sem pensar na outra”, confirmou Lenny.

No Rio de Janeiro o sol nunca acaba e, por isso, as mulheres vivem na praia. Hoje, esse é um tipo de vida cada vez mais global, mas quando Lenny começou a sua carreira era algo único, o que fazia das cariocas mulheres diferentes, mais preocupadas e mais seguras do seu corpo. “Na altura em que comecei só as cariocas é que tinham a cultura do corpo, tinham uma vida muito ligada à natureza e à ginástica. Elas viviam na praia o ano inteiro. Esse tipo de vida não era tão acessível à paulista. Em São Paulo, todos eram mais voltados para o que se passava dentro de casa. Então, se as cariocas podiam usar uns biquínis mais pequenos, as paulistas queriam imitar isso. Na verdade, nós não queríamos usar os mesmo biquínis, o que queríamos mesmo era ter o corpo das cariocas”.

Como paulista a morar no Rio de Janeiro, a designer uniu o melhor dos dois mundos, as cores diversidade e sensualidade dos biquínis da cidade maravilhosa com uma modelagem mais segura e confortável, que servisse a todas as mulheres. Esta foi a fórmula do seu sucesso e é esta junção única que tornou as suas criações famosas em todo o mundo.

Conheça a coleção de 2018 na galeria acima.

Saiba como escolher o biquíni certo para o seu tipo de corpo

Estes sapatos são uma das maiores modas desta primavera