Ler na companhia de outras pessoas aumenta a criatividade

ler
Fotografia: D.R.

Ler é das atividades que mais benefícios dá ao cérebro. Um estudo publicado pelo Daily Mail (2013) mostrou que as pessoas que estimulam o cérebro através da leitura têm uma taxa mais lenta de declínio na sua capacidade.

Apesar dos livros funcionarem como a solução perfeita para o estímulo da imaginação, são, quase sempre, associados ao sossego e ao isolamento. Mas será que deve ser mesmo assim?

Investigadores da Universidade Complutense de Madrid (UCM) e do Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII) concluíram que a leitura na companhia de outras pessoas pode ajudar a despertar a criatividade.

“Quando lemos sozinhos o nosso processamento de linguagem é mais algorítmico, ou seja, mais automático, limitado e sujeito a regras”, explicou Laura Jiménez, membro do Departamento de Psicobiologia da UCM, em comunicado à imprensa.

No estudo, os especialistas compararam as diferenças da atividade elétrica do cérebro entre aqueles que liam em companhia e aqueles que se mantinham isolados. Para isso, usaram como medidor da atividade cerebral, a eletroencefalografia (EEG).

Aqueles que liam em companhia mostraram atividade em áreas do cérebro envolvidas no processamento social e de atenção. Além disso, a sua compreensão da linguagem era mais global e integrada em comparação com a dos indivíduos que liam sozinhos.

O isolamento social causado pela atual pandemia do novo coronavírus criou uma oportunidade sem precedentes, conduzindo os investigadores a mais pesquisas sobre aspetos sociais do comportamento e da compreensão da linguagem.

“Em grupo estamos perante uma compreensão mais criativa e integrada, enquanto o isolamento leva a um processamento mais detalhado e sistemático”, concluiu a especialista.