Letizia e Sara Carbonero rainhas em jantar de gala em Guimarães

Felipe e Letizia sorriem em solo português como já não o fazem há muito no país vizinho. A atitude descontraída e bem-disposta dos reis na sua visita oficial a Portugal contrasta com os rostos fechados (sobretudo da rainha) nos últimos atos oficiais em Espanha.

A família real espanhola não vive momentos benfazejos do outro lado da fronteira: o clima de contestação, a instabilidade política, os movimentos republicanos, fazem com que os reis Felipe VI e Letizia vejam em receções calorosas como a que tiveram ontem, no Porto e em Guimarães, raros momentos de apreço público… aos quais correspondem, com as aproximações à multidão, os apertos de mão, os sorrisos, algo que vai rareando no seu próprio país.

Guimarães vestiu-se de gala para receber os reis espanhóis e, no Paço dos Duques de Bragança, com Marcelo Rebelo de Sousa como anfitrião, deu-se um aguardado (re)encontro: o de Letizia, jornalista tornada rainha, com Sara Carbonero, jornalista tornada blogger/figura pública/mulher de Iker Casillas.

Foram, sem margem para dúvidas, as mais elegantes do jantar, que contou com 150 convidados: a rainha com um vestido preto comprido, rendado, Carolina Herrera (cujo preço ronda os 5000 euros), modelo já usado num jantar de gala em Madrid, em 2014; a mulher de Iker Casillas com um vestido com top preto com transparências e saia branca com flores negras, da criadora espanhola (e sua amiga) Vicky Martín Berrocal.

O jantar foi composto por especialidades lusas: consomê de presunto de Barrancos em juliana, com cogumelos e cebolinho, tornedó de pescada com aveludado de cebola e alho francês e, para a sobremesesa, pudim abade de Priscos. A refeição foi acompanhada por vinho Madeira Barbeito, Niepoort Rótulo 2015 (Dão), Vallado reserva 2014 (Douro) e Porto Casa Amarela 10 anos.