Lidl oferece produtos menstruais nas lojas da Irlanda

lidl
Fotografia: Instagram LidIreland
Muito se tem debatido sobre a necessidade de combater o estigma da menstruação. Com os produtos menstruais cada vez mais caros, várias mulheres tendem a confrontar-se com a impossibilidade de comprar itens considerados necessários.

Foi em 2020 que a Escócia se consagrou o primeiro país do Mundo a tornar gratuitos os produtos de menstruação. Em Portugal, o tema já foi várias vezes discutido, mas os produtos continuam a ser taxados em 6%.

Os tampões e os pensos passam, agora, a ser gratuitos nos supermercados Lidl da Irlanda. De fora ficam os restantes 28 países onde a cadeia alemã tem mais de 11.200 supermercados.

Na prática, os clientes vão receber um cupão para uma embalagem de absorventes internos e externos a cada mês, a partir do dia 3 de maio, através da aplicação Lidl Plus. O objetivo? Contribuir para a luta contra a “pobreza menstrual”.

Além disso, a cadeia de supermercado assegurou que serão feitas doações trimestrais de produtos menstruais para instituições de caridade e sem-abrigo, “para garantir que as pessoas que vivem na rua, e que podem não ter acesso a um smartphone, não fiquem excluídas”, partilhou a CNN.

Recorde-se que cerca de 85 mil mulheres e meninas podem estar em risco de “pobreza menstrual” na Irlanda, de acordo com um relatório publicado pelo Departamento de Saúde e Departamento de Crianças, Igualdade, Deficiência, Integração e Juventude da Irlanda, citado pelo canal televisivo.