Liga Árabe: “As mulheres podem ser agentes da paz e por fim a guerras e conflitos”

mulheres-sirias

A frase parte do represente do secretário-geral da Liga Árabe, e que está em Lisboa no âmbito das conferências em torno da capacitação das mulheres no espaço do Mediterrâneo. “Temos de permitir às mulheres um maior empoderamento e que se vai traduzir ao nível da paz e estabilidade, porque as mulheres podem ser agentes da paz e por fim a guerras e conflitos. Pelo que temos de promover a igualdade entre os géneros se pretendemos ter um mundo mais seguro”, afirmou o embaixador no âmbito da conferência regional que decorre esta quarta e quinta-feira, 10 e 11 de outubro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

De acordo com o mesmo responsável, tendo “o Conselho da Liga Árabe adotado a Declaração do Cairo [documento susbcrito pelos países membros do Union For Mediterranan) no sentido de promover as causas das mulheres”, os esforços que estão a ser feitos concentram-se no domínio da política. “A Liga dos Estados Árabes tem vindo a desenvolver muitas atividades a nível do empoderamento político das mulheres”.

O mesmo embaixador considera que “existe uma ligação entre a mulher, as suas atividades e o feminismo, e o seu bem-estar, não obstante contexto muito difícil que se vive na região árabe”. Ainda assim, considera que “existem desenvolvimentos que estão a decorrer nos Estados Árabes e que têm tido impacto junto das mulheres”.

Imagem de destaque: DR

“Há uma falha entre o empoderamento e a saúde sexual e reprodutiva”

Maria Leitão Marques: “Não basta haver quotas, é preciso que haja mulheres com vontade de participar”