Liliana Campos: “Tinha o exemplo da minha mãe, nunca a vi deitar-se sem colocar creme na cara”

30787881_01509_Liliana Campos

Aos 46 anos, a apresentadora Liliana Campos mantém uma silhueta impecável, sendo uma das mulheres mais elegantes da estação televisiva de Carnaxide. A apresentar o programa Passadeira Vermelha, na SIC Caras, e prestes a completar 25 anos de carreira, a imagem continua a ser uma das preocupações de Liliana.

Em 2018, a apresentadora é, pelo segundo ano consecutivo, embaixadora da Body Concept, clínica especialista em tratamentos para a celulite e emagrecimento. Recentemente, realizou várias sessões fotográficas para as diversas campanhas da marca.

O Delas.pt esteve presente (veja o vídeo em cima com imagens do making of) e entrevistou Liliana. Animada e sorridente, revelou quais os tratamentos que faz com regularidade e os cuidados de beleza que tem desde sempre. Afirmando-se uma mulher vaidosa e atenta ao próprio bem-estar, a apresentadora sugere a todas as mulheres portuguesas que se cuidem e se mimem sempre que poderem.

 

Liliana Campos, apresentadora de televisão e embaixadora da BodyConcept pelo segundo ano consecutivo [Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens]

Liliana Campos trabalha em televisão há quase 25 anos. Ter que expor a sua imagem frequentemente e ser uma figura pública faz com que tenha mais cuidados com o corpo?

A televisão é imagem e obriga a que isso aconteça. Tenho muitos cuidados que ganhei logo no início da minha carreira. O cuidado de desmaquilhar, por exemplo, por muito, muito cansada que esteja. Começo com esse serviço no carro. Tenho um kitzinho desmaquilhante. Depois chego a casa e é bem mais fácil, já posso ir comer e pôr-me a ver televisão para relaxar. Mas, primeiro que tudo, nunca, jamais, em tempo algum, deitar-me maquilhada. Por muita tentação: “Ai é só hoje”; às vezes até me apetece “Ai daqui a bocadinho já estou a ser maquilhada outra vez, fico já com esta”. Não, não, não. Desmaquilhar sempre e colocar um bom creme hidratante, agora já um creme de noite, mais o sérum, mais o creme de olhos… uma pessoa não sai dali, mas depois ganha a rotina. De qualquer das formas, há muitas mulheres que não trabalham ou não têm estas profissões e que têm igualmente este tipo de cuidados. Eu, sinceramente, senão trabalhasse em televisão seria uma dessas mulheres, porque sempre fui muito vaidosa, sempre tive cuidados. E depois tinha o exemplo da minha mãe, nunca a vi deitar-se sem colocar creme na cara. Guardo essas memórias. Nunca terei uma pele como a dela, mas faço pelo menos para preservar a que deus me deu.

“Nós sabemos que a vida das mulheres é complicada, porque são mães, são profissionais, são donas de casa, depois ainda são amigas, filhas, irmãs… Têm o mundo às costas e, portanto, têm que ter tempo para elas”

É importante as mulheres cuidarem delas?

É muito importante, é importante que gostem delas, que se mimem e se voltem a mimar. Sabemos que autoestima em baixo é das piores coisas que podemos ter. E quando nós tratamos um bocadinho de nós, mesmo que seja só uma ou duas horas por semana, quando dedicamos esse tempo a nós, sentimo-nos bem connosco e com os outros. Nós sabemos que a vida das mulheres é complicada, porque são mães, são profissionais, são donas de casa, depois ainda são amigas, filhas, irmãs… Têm o mundo às costas e, portanto, têm que ter tempo para elas.

Atualmente, está com 46 anos e continua com uma figura invejável. Como consegue?

Para já tenho a ajuda da BodyConcept e depois tem muito a ver com aquilo que me dizem desde sempre. Sou uma pessoa bem-disposta por natureza, tenho os mesmos dramas e os mesmos problemas que as outras pessoas, mas não vivo para isso, acordo de manhã sempre… quase sempre, com um sorriso nos lábios. Gosto imenso de estar com pessoas, de conviver, de aprender, de beber delas, gosto muito de comunicar. O sorriso é um bom aliado e olharmos para a vida sempre do lado positivo, não nos deixando sugar pelo negativo, que é bem mais fácil. E depois há outra coisa, nem penso que vou fazer 47 anos. É mais quando me perguntam que começo a pensar: “Sim… realmente, já vais fazer 47 anos”. Mas não vivo obcecada com isso. E depois estas frases magníficas que as revistas femininas arranjaram de dizer que os 40 de agora são os 30 de antigamente e que os 50 são os 40… nós andamos uma década para trás e não estamos preocupadas a pensar nisto.

“Não devia, não devia. Nós temos que cuidar do corpo o ano inteiro, mas claro que quando vimos o verão a aproximar-se… ai ai ai! E então queremos milagres”

Tal como referiu, tem a BodyConcept como aliada de beleza, sendo pelo segundo ano consecutivo embaixadora da marca. O que distingue esta clínica de estética de todas as outras?

Trouxe-me a realidade da estética low-cost, de tornar a estética mais acessível a todas as mulheres e a verdade é que todas nós temos direito. Por isso, existem ao longo do ano, várias campanhas, para os diversos tratamentos que existem dentro da clínica e que conseguem abranger os vários tipos de pele e de corpo de cada mulher. Geralmente, pensasse que os tratamentos de estética são completamente inalcançáveis à maioria das mulheres e a BodyConcept tornou a estética acessível à maior delas.

Sendo frequentadora da clínica, de todos os tratamentos, quais são os favoritos da Liliana?

Gosto muito da radiofrequência, porque estamos ali deitadinhos e sentimos que a pele está a ganhar firmeza, sem termos de nos preocupar com nada. Depois há um tratamento que é o bodyfit que também faço. É para reduzir as gordurinhas localizadas, aquelas chatas que não saem nem por nada. Faço ainda microdermoabrasão, por causa das manchas da pele. A minha pele tem tendência a manchar e, de há um ano para cá, noto uma diferença enorme. Estes são aqueles que faço quase sempre, depois adoro uma boa massagem com as mãos, acho que é muito importante o contacto e existem excelentes massagistas na BodyConcept que tratam quer a celulite, quer a má circulação. Existe um leque de tratamentos muito completo para todas as mulheres, principalmente para a mulher portuguesa.

E com o verão a caminho, há tratamentos que intensifica em determinadas alturas do ano ou nem por isso?

Não devia, não devia. Nós temos que cuidar do corpo o ano inteiro, mas claro que quando vimos o verão a aproximar-se… ai ai ai! E então queremos milagres. Existem alguns milagres na BodyConcept, mas nem tudo se consegue. O conselho que posso deixar é: fazer os tratamentos com regularidade, para quando chegarem aquelas alturas em que o corpo está mais à mostra não se estar desesperada. Importante também é a manutenção, ir fazendo ao longo do ano e depois, naquela altura, se tiver que ser um bocadinho mais, tudo bem. Mas é importante mentalizarmo-nos e educarmo-nos no sentido de: é o meu corpo, eu gosto de mim, vou tratar de mim.

“Riam, sorriam, deem gargalhadas e já agora namorem, namorem muito que também faz bem à pele”

Existem cuidados que passou a ter ou tratamentos que tenha passado a fazer depois dos 40?

Sim, o que tem a ver com as rugas, porque antes não tinha e agora já tenho. As rugas de expressão tornam-se muito mais acentuadas e a radiofrequência é um grande apoio para nós. Depois temos os produtos. Não é só fazer os tratamentos na clínica, é usar cá fora os produtos que complementam o tratamento. Algo feito todos os dias, com regularidade. Se tivermos a mesma rotina de lavar os dentes e tomar banho em colocar uns bons cremes, ajuda imenso. E depois quando vimos resultados a vontade é continuar.

Que conselhos deixa às mulheres portuguesas?

Para tirarem um tempo para elas. Para dois dias por semana pensarem: vou-me mimar, eu mereço isto. Quando se sentirem bem com elas vão-se sentir bem com o resto do mundo, com quem as rodeia, com a família, com os colegas de trabalho. Tratarem de si. A BodyConcept tem campanhas em que a relação qualidade preço é ótima e depois riam, sorriam, deem gargalhadas e já agora namorem, namorem muito que também faz bem à pele.

Veja o vídeo acima com parte do making-off da sessão fotográfica e parte da entrevista a Liliana Campos.

[Imagem de destaque: Orlando Almeida / Global Imagens]

Elas contaram-nos os seus segredos de beleza

Eis os bâtons do momento