Limão recheado com filetes de sardinha, ovas e caviar de azeitona preta

limão recheado

Os Santos Populares estão aí à porta e pode levar a tradição de comer sardinha nesta época do ano para sua casa mas, em vez de assar as sardinhas, opte pela sardinha em conserva e faça esta receita de limão recheado com filetes de sardinha, ovas e caviar de azeitona preta.

Ingredientes (para 4):
3 limões
2 conservas de filetes de sardinha sem pele e sem espinha
1 conserva de ovas de sardinha em azeite
Salsa (a gosto)
Hortelã (a gosto)
3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
Raspa de casca de limão
1/2 colher de sopa de sumo de limão
40g de azeitonas pretas sem caroço
4 tomatinhos cereja
1 colher de chá de azeite virgem extra
1 colher de café de vinagre balsâmico q.b.
Rebentos de ervas aromáticas para decorar

Preparação:
Corte dois limões ao meio no sentido horizontal e corte também as extremidades, de forma a que fiquem direitos no prato. Com uma colher retire toda a polpa, deixando os meios limões ocos e reservando o sumo.

Num prato, parta grosseiramente os filetes de sardinha sem pele e sem espinha com um garfo e tempere com salsa e hortelã picadas e raspa de casca de limão. Misture com uma colher de sopa de sumo de limão e com o iogurte.

Separadamente, faça um caviar com as azeitonas pretas sem caroço, com azeite virgem extra, duas folhas de hortelã e um fio de vinagre balsâmico, tudo triturado fino no processador ou picado muito fino com a faca.

Recheie os meios limões com o preparado de sardinha e de seguida uma colher de café de caviar de azeitona, desenhando um risco. No topo coloque duas ovas de sardinha, sobrepostas em cruz e finalize com hortelã ou outros rebentos de ervas aromáticas.

Ficha técnica do livro:

The Best I Can

The Best I (N) Can. Editora Casa das Letras, 23,90 euros