Lisboa: Há um novo pequeno-almoço na cidade com vista para o Tejo

Aberto desde há dois anos na Avenida da Brasília, junto ao MAAT, o Sud Lisboa podia bem liderar uma lista sobre os locais com melhor vista para o Tejo. A verdade é que são precisos alguns segundos para absorver todos os pontos visíveis desde este edifício, que é simultaneamente um restaurante-bar-piscina – e que, este verão, tem novidades.

No edifício principal, o Sud Lisboa Terrazza, a entrada faz-se pelo restaurante, no rés-do-chão, mas é no andar superior, na zona de bar-piscina, que melhor se avista a imponente Ponte 25 de Abril, o Rio Tejo, o Cristo Rei do outro lado da margem, e, mais perto, o passeio da zona ribeirinha.

Até ao final do mês passado, as manhãs começavam com a abertura da piscina, às 10h00, no entanto as refeições só arrancavam com os almoços ao 12h00. No entanto, já é possível iniciar o dia com um bom pequeno-almoço, com os pés de molho na piscina com rebordo infinito, que faz acreditar que estamos dentro do Tejo, ou até nas espreguiçadeiras em frente.

O Sud lançou um menu de pequenos-almoços, que pode ser tomado em qualquer parte do Pool Lounge (bar e piscina, no primeiro piso), até às 12h00. O sumo de laranja, acabado de fazer, é o primeiro a chegar à mesa, seguido de um cesto com uma seleção de pães, incluindo um guloso croissant folhado, juntamente com várias compotas e manteiga. O menu custa 15 euros e termina com um café ou um chá e ainda uma bolacha caseira a acompanhar.

O novo Sud Kiosk Café.

Esta refeição não dá, no entanto, acesso à piscina, mas é possível comprar uma entrada de dia inteiro (das 10h00 às 18h00, 45 euros) ou meio-dia (30 euros, manhã ou tarde), que inclui ainda chinelos, toalha e acesso aos balneários do Sud. É esta a versão citadina de um paraíso!

Quem estiver com pressa e não puder tomar um pequeno-almoço descansado na zona da piscina, pode também agora passar pelo Sud Kiosk Café, situado no lado esquerdo do edifício. Tal como o nome indica, trata-se de um pequeno quiosque com sanduíches, alguns bolos e sumos naturais e saudáveis, feitos com frutas e legumes. O novo espaço funciona como grab & go, mas disponibiliza também umas pequenas mesas para clientes que preferem uma refeição sentada. A vista é para o parque infantil, que também pertence ao Sud.

Pequenos-almoços de dia, Sunsets com petiscos à noite

Começar o dia no Sud pode ser tão bom quanto terminar, até porque neste edifício as noites prolongam-se até às 02h00, sempre com o Tejo e a ponte como cenário. Já depois da piscina fechar, às 18h00, chega o DJ que garante a animação noturna – às quintas e durante o fim de semana há ainda música ao vivo.

A carta de cocktails é generosa e agrada a todos, desde os fãs de clássicos (Negronis, Old Fashioned) aos visitantes que preferem bebidas de autor ou até sem álcool, como os mocktails. E porque a bebida pede comida, há também uma carta de petiscos a funcionar o dia inteiro, das 12h00 às 02h00.

(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

É assinada pelo chef Patrick Lefeuvre, que se tornou exímio na área das sobremesas aos 8 anos, no restaurante da família, em França. Desde que aterrou em solo português, aos 23 anos, já passou por hotéis como o Quinta das Lágrima ou o Ritz Four Seasons Lisboa, antes de se mudar para o grupo Sana em 2013.

A tábua de quatro queijos – abastecida com tostas, compota e as variedades gorgonzola, parmesão, queijo de cabra e queijo azul – é sempre uma escolha segura para terminar o dia com um copo de vinho na mão a olhar para o rio, mas existem outras refeições descomplicadas e leves para os fins de tarde. Como ceviche de robalo, servido numa bonita caçarola e concha de vieira, ou ainda o mini-prego de novilho com foie e chips de batata doce. Só não vale ir embora sem provar a sobremesa: o crème brulée com sorvete de framboesa é uma feliz despedida.