Terramotos. Saiba o que deve ter no kit de emergência em casa

pexels-roger-brown-5125690
[Fotografia: Roger Brown/Pexels]

Mesmo tratando-se de abalos de dimensões ligeiras, é sempre caso para se ficar algo assustado e com a certeza de que se ainda não tem um kit de emergência em casa para fazer face a catástrofes naturais, então esta é a altura ideal para começar a pensar nisso. Se já tem um, é tempo de voltar a olhar para ele e pensar no que já expirou a validade e atualizar.

Como a segurança começa em nós e em casa. Por isso, não faltam recomendações sobre quais os elementos que deve ter à mão, que deve mesmo guardar para amanhã.

Clique nas imagens acima para ficar a saber tudo o que deve ter à mão. Já agora, muito importante, deve colocar todo este material numa zona da casa cuja saída deva estar mais facilitada. Uma vez feito o kit, é preciso rever os prazos de validade dos produtos com regularidade.

O objetivo, de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, passa por “sublinhar a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as restantes entidades da Administração e os Cidadãos para prevenir e responder a catástrofes de modo eficiente”.

veja abaixo as recomendações dadas pelas autoridades:

Estojo de primeiro socorros: Este deve ser composto por medicamentos de base como como paracetamol, anti-diarreicos e laxantes. Os desinfetantes, as compressas, os pensos rápidos, o termómetro, fita adesiva, uma pequena tesoura, luvas descartáveis e máscaras para os elementos da família devem também estar incluídos neste kit. Caso haja doenças crónicas no agregado, é importante ter também medicação suplementar, que deve ser substituída com regularidade. Estima-se que deve ser suficiente para um mês.

Alimentação: O ideal é fazer um pequeno cabaz com produtos o mínimo perecíveis possível e que não requeiram nem refrigeração, nem preparação prévia. Entre eles, é importante ter conservas, barras energéticas, chocolates, cereais e frutos secos. É importante verificar a validade destes produtos com frequência e ir substituindo para estarem sempre prontos a usar.

Acessórios: Um rádio portátil, um canivete, uma lanterna e pilhas (que devem ser substituídas anualmente para estarem dentro do prazo de validade).

Água potável: É importante ter reservada água suficiente para uma autonomia de cinco dias, para toda a família. Uma nota especial para quem tem crianças ou doentes a cargo ma família, sendo importante fazer um reforço a pensar neles. Recomenda-se ainda que junte a este cabaz pastilhas purificadoras de água.

Aquecimento: Os cobertores térmicos são muito importantes. Já agora – porque não – junte também impermeáveis simples e pouco volumosos para cada elemento do agregado.

Dinheiro e documentação: Numa bolsa impermeável deve colocar algum dinheiro de parte e junte documentos pessoais de toda a família como certidões de nascimento, cartões de utentes e alguns documentos que considerem essenciais como seguros ou comprovativos de contas bancárias.

Bebés: Se tem crianças pequenas na família, deve ter um kit de emergência pensado para eles e que contenha leite em pó, fraldas, creme e toalhitas de limpeza.

Artigos de higiene pessoal: O mais simples e sucinto possível, este estojo deve conter, pelo menos, sabão desinfetante. Junte também escovas e pasta dentífrica.