Lisboa vai mesmo ter um monumento feminista

feminismo shutterstock
[Fotografia: Shutterstock]

Luz verde. O Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, deu a vitória à proposta de construção de um monumento aos Movimentos Feministas, previsto para as Avenidas Novas, em Lisboa, e com um montante definido no valor de 55 mil euros. Um projeto que tinha sido submetido pela Associação Mulheres sem Fronteiras e que pretende evocar as lutas das mulheres que tiveram lugar na cidade desde finais do século XIX.

Esta é uma das propostas vencedoras da edição 2018/19 do orçamento participativo da capital e à qual se juntam outras que passam pela requalificação de parques e campos de jogos, cursos de empreendedorismo, uma incubadora de empresas e a construção de novas estruturas como, por exemplo, galerias de arte e um parque para cães.

Na lista de eleitos, há também outros monumentos cuja construção recebeu agora o seu aval. Entre eles, destaque para a a homenagem ao cônsul Aristides Sousa Mendes, considerado um projeto estruturante e transversal, com um orçamento definido de 60 mil euros.

Esta é já a 11ª edição do Orçamento Participativo, com um valor global de financiamento de 2,5 milhões de euros, que viu, este ano, o número de projetos submetidos a aumentar. Ao todo, foram apresentadas 539 propostas, mais cerca de uma centena do que no ano passado. Houve 34 mil votos que definiram os 19 vencedores desta edição, que vão receber entre 50 e 300 mil euros.

Imagem de destaque: DR

Já pode votar para que se construa um monumento feminista em Lisboa