Livro de Ljubomir Stanisic é premiado em festival de renome internacional

bistromania_capa_(1)

Não é desconhecido para ninguém e é conhecido pela sua linguagem forte e polémicas marcadas. O chef Ljubomir Stanisic é agora notícia pelo prémio do seu livro de culinária “Bistronamia – No Bistro Como em Casa”.

“Bistronamia – No Bistro Como em Casa“, do chef Ljubomir Stanisic, foi premiado na Autumn Harvest List dos Gourmand World Cookbook Awards 2020 (uma espécie de Óscares dos livros de cozinha) na categoria Livro de Chef do Ano, anuncia um comunicado enviado à imprensa.

[Imagem: DR]

O livro, editado pela Casa das Letras, em Setembro de 2018, está na “shorlist” aos prémios finais que serão anunciados em Junho de 2021, em Paris.

“Bistromania – No Bistro como em Casa” é a quinta obra do chef jugoslavo – a quarta em parceria com a mulher, a jornalista Mónica Franco. “Mas este não é apenas um livro de receitas, embora as 300 páginas tenham mais de 100, tanto de comida como de cocktails. Este projecto do chef mais temido de Portugal tem muita gente dentro. É sobre um restaurante, o 100 Maneiras, mas fala-se de arte e música, de pessoas que nos marcam todos os dias, de amigos. É resultado de trabalho sério, mas quer sobretudo fazer sorrir”, narra o mesmo comunicado.

E mais: tem histórias dos bastidores, contadas por quem as vive todos os dias. “Conhecido em todo o país de diversas televisivas maneiras, Ljubomir é um persistente lutador, de convicções firmes e estruturadas. Um duro que transmite força mental e física, de sorriso rasgado e gargalhada franca. Homem inteiro, frontal, de olhar direito, capaz do gesto mais terno e da actuação mais generosa e solitária. É a sua maneira de ser e de viver”, escreve José Quitério, um dos grandes intervenientes (e especialistas) da gastronomia nacional, na introdução do livro.

Ljubo chegou a Portugal em 1997. Abriu o primeiro restaurante em 2004. Co-autor dos dois livros Papa Quilómetros (2011 e 2014) e de 100 Cocktails 100 Maneiras (2016), é também conhecido pela sua participação em programas de televisão: foi jurado do primeiro Masterchef Portugal, co-autor e protagonista do programa Papa Quilómetros. Em 2017 tornou-se cara bem conhecida do público graças ao seu papel na versão portuguesa de Kitchen Nightmares (Pesadelo na Cozinha), programa recordista de audiências na TVI.

Em breve terá um novo programa na SIC. Recorde a entrevista do chef ao Delas.pt.