Localizações fantásticas e pouco conhecidas em Portugal para visitar este ano

iStock-1150571684(1)

A pandemia provocada pela Covid-19 fez-nos repensar em vários aspetos da nossa vida, especialmente nas nossas férias e na forma como olhamos para o turismo. Talvez por isso esteja na altura ideal de conhecer Portugal a fundo, descobrindo maravilhas que até então pensávamos conseguir encontrar apenas no estrangeiro.

Cascatas, locais abandonados mas bonitos, trilhos montanhosos e pontes antigas. Há mil e um novos caminhos e terrenos a conhecer por Portugal e que poucas são as pessoas que se aventuram por eles.

Resolvemos investigar alguns locais menos conhecidos mas que podem fazer parte da sua rota de viagem este verão – ou inverno. O importante é que conheçamos um pouco mais daquele que é o País dos Descobrimentos.

Ora veja abaixo algumas sugestões e crie o seu roteiro de viagem por Portugal – alguns desvios não fazem mal a ninguém:

Praia Fluvial da Congida, Freixo de Espada à cinta

É uma praia fluvial transmontana que fica perto da fronteira com Espanha e é rodeada de natureza.

https://www.instagram.com/p/CCyw4-IMq98/

Vale Glaciar do Rio Zêzere, Serra da Estrela

Já foi um dos maiores vales glaciares da Europa e é situado na Beira Baixa. Aqui, encontram-se encostas íngremes e grandes blocos de granito que se espalham ao longo de 13 quilómetros, acompanhando o rio Zêzere.

https://www.instagram.com/p/CDJGXFih4GL/

Praia fluvial da Aldeia do Mato, Abrantes

Esta praia fluvial fica perto de Abrantes, na albufeira da Barragem do Castelo de Bode. Consegue fazer várias atividades aquáticas.

View this post on Instagram

• splashing in the river •

A post shared by • ᴊᴏᴀ̃ᴏ ᴘᴇᴅʀᴏ ᴄᴏᴛᴏᴠɪᴏ • (@jooocotovio) on

Castelo de Évora Monte, Estremoz

Évora é rica em vestígios da ocupação moura e da reconquista cristã e este castelo é prova disso mesmo.

View this post on Instagram

Castelo de Evora Monte

A post shared by @ josianecravophotos on

Ferraria, S. Miguel

A Ponta da Ferraria, na ilha de S. Miguel, nos Açores, é uma das zonas balneares mais épicas do país. E as águas são bem quentes, com origem em nascentes de águas termais terapêuticas.

View this post on Instagram

#pontadaferraria #azoresislands #azoriszigetek #azores #acores #hotsprings #pontadelgada #saomiguel #visitpontadelgada #visitazores #iloveazores❤ #travellingthroughtheworld #travelphotography #travelsaomiguel #travelazores #natureleisure #naturephotography #topazores #topnaturephoto #beautyofnature #beautifulazores #beautyoftheworld #beautifuldestinations #discoverazores #discover_europe #insta_nature #theredpostcards

A post shared by Agnes Ocztos (@ocztosagnes) on

Funicular de Bom Jesus do Monte, ou Elevador do Bom Jesus do Monte, Braga

O Funicular de Bom Jesus do Monte, em Braga, é património nacional e está classificado como monumento de interesse público. O percurso tem cerca de 300 metros e chega a cerca de 116 metros de altitude. A viagem de ida e volta custa 2€.

https://www.instagram.com/p/CAa3FXMjl8z/

Pico do Arieiro

O Pico do Arieiro, na Madeira, é o terceiro ponto mais elevado da ilha (1818m) e oferece aos turistas vistas de tirar o fôlego.

Algar do Carvão

É classificado de monumento natural regional e fica na Ilha Terceira, Açores. É especial devido à origem vulcânica. As estalactites e estalagmites desta gruta são em sílica, criando estruturas raras e exuberantes.

https://www.instagram.com/p/B_1_QtaqDGd/

Berlengas

As ilhas das Berlengas, no Oeste, Peniche, são uma atração para todos os seus visitantes. Pode acampar na ilha e mergulhar nas suas grutas.

https://www.instagram.com/p/CC-txAQsBFZ/

Achada do Gamo

Perto de Mina de São Domingos, as ruínas da antiga exploração mineira são um cenário surpreendente.

Fraga Amarela

Ao aproximarmo-nos da fronteira, perto de Miranda do Douro, o rio passa a um lado mais selvagem e menos domesticado. O Miradouro da Fraga Amarela fica numa elevação a pique sobre o Douro, em Picote.

https://www.instagram.com/p/CBIMnEYAjDt/