Marca portuguesa de acessórios ganha distinção mundial de sustentabilidade e ética

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[Imagem: Divulgação]

A Wonther é a única marca de joalharia portuguesa que detém o selo de certificação de ética e sustentabilidade, juntando-se às marcas mais conhecidas do setor, como a Tiffany & Co., Cartier e Bvlgari.

Esta marca passa a ser, então, a única marca de joalharia portuguesa certificada pelo Responsible Jewellery Council, a principal autoridade do setor global de joias e relógios. Apesar de ser uma marca muito recente no mercado, já nasceu com o foco na sustentabilidade ambiental e em princípios éticos, como o respeito pelos direitos humanos e dos trabalhadores, e boas práticas de aquisição de matérias-primas, conforme explica a mesma em comunicado enviado à imprensa.

[Imagem: Divulgação]

A estes critérios na produção de todas as peças da marca, feitas à mão em Portugal, a Wonther não utiliza qualquer material precioso que tenha sido adquirido por violações de direitos humanos, como trabalho infantil ou escravidão; cuja extração e o processamento destruíram a superfície da Terra e ainda que tenha servido para apoiar atividades criminosas ou terroristas, como lavagem de dinheiro ou fuga de impostos. Claro está, também não utiliza materiais que sejam prejudiciais ao meio ambiente.

“Queremos estar na vanguarda da sustentabilidade e das boas práticas em Portugal. Juntamo-nos, assim, a marcas mundialmente conhecidas e trabalhamos diariamente para mudar o setor. Além das consequências da mineração – a segunda indústria mais poluente do mundo – as marcas de joalheira não podem continuar a compactuar com a violação de direitos humanos”, refere Olga Kassian, fundadora da Wonther.

Estima-se que um milhão de crianças trabalhe na mineração artesanal e em pequena escala, violando a lei internacional dos direitos humanos. Além disso, mineração contribui para danos ambientais severos. Por exemplo, as minas de ouro em pequena escala emitem anualmente cerca de 1.400 toneladas de mercúrio, um metal tóxico usado no processamento de ouro, explica o mesmo comunicado de imprensa.

“Daí ser tão importante este selo de certificação, já que o Responsible Jewellery Council, ao trabalhar com parceiros de todo o mundo, criar uma cadeia de negócio sustentável. E como sabemos que há sempre espaço para melhorias, vamos reduzir o nosso impacto ambiental em 50% nos próximos dois anos”, conclui a fundadora.