Testar antes de comprar cosméticos? Sim, mas agora só a pedido

iStock-1219699021 (1)
[Fotografia: iStock]

As lojas de 400 metros quadrados reabriram esta segunda-feira, 18 de maio. Mas com a abertura destes espaços também vieram várias restrições para garantir a segurança dos clientes e funcionários, face ao novo Coronavírus. Se nas lojas de roupa os provadores estão a meio-gás ou fechados, também nas lojas de cosméticos se passa algo semelhante.

Ao que o Delas.pt apurou, se ao entrar nas lojas da Perfumes&Companhia, Douglas, Quem disse, Berenice? e Rituals não encontrar à sua disposição todos os produtos que queria experimentar ou ver, a justificação é simples: até ordem contrária pela parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), os testers não vão estar disponíveis para o cliente usar.

Para ver o produto, terá de pedir a um funcionário da loja para a ajudar. Por sua vez, o empregado irá mostrar o artigo seguindo o protocolo de cuidado e higiene definido pela DGS. Ou seja, “vão ser utilizados aplicadores descartáveis e plaquetas ou espátulas para que os produtos não tenham contacto com a pele”, de acordo com o que fonte oficial da Quem disse, Berenice? disse ao Delas.pt. Será ainda mantida uma distância de segurança de dois metros.

Apesar de esta medida se aplicar na maior parte das lojas, segundo o que fonte oficial da Rituals disse ao Delas.pt, nas lojas da marca, as espumas de duche e sabonetes líquidos, presentes na zona de exposição “ilha de água”, estarão disponíveis – em regime self-service – para experimentar.

A segunda fase de desconfinamento do país, que teve início esta segunda-feira, continua a prever o uso obrigatório de máscara em espaços públicos fechados. Por esta razão, dificilmente vai entrar numa loja de cosméticos se não estiver a usar proteção individual contra o contágio do Covid-19.

Para além desta medida, todos os espaços têm à sua disposição gel desinfetante para colocar antes de entrar. Segundo o que as lojas da Rituals e Douglas explicaram ao Delas.pt, nas lojas, os clientes só poderão entrar com um saco de compras, cedido pelas marcas em questão.

No que diz respeito às caixas de pagamento, nas lojas da Douglas foram instalados acrílicos para proteger os clientes e os colaboradores. Quanto ao pagamento, todas as lojas solicitam que este seja feito preferencialmente em cartão, apesar de continuarem a aceitar dinheiro, onde têm bandejas para depositar o mesmo. Os espaços privilegiam o pagamento com cartão contactless e MBWay.

Quanto à desinfeção e higienização dos espaços, segundo o que fonte oficial das lojas Quem disse, Berenice? disse ao Delas.pt, “serão feitas com detergente de base desinfetante ou com soluções de álcool de 70% antes da abertura da loja, com frequência de duas em duas horas ao longo do dia e, por último, no encerramento das lojas”.

Já a Perfumes&Companhia, disse ao Delas.pt que está “a seguir as medidas indicadas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Guia de Boas Práticas da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal“, o que indica o uso de luvas e máscara, desinfeção das zonas de pagamento e outras que considerem adequadas para reduzir o risco de contaminação.