Luís Buchinho e o mar como inspiração

O designer português Luís Buchinho apresentou a sua coleção de Outono/Inverno primeiro em Paris, chegando agora ao Porto no último dia de Portugal Fashion. Uma coleção repleta de casacos, golas altas e malhas, mas que foi buscar referências ao mar, uma temática muito querida ao criador que cresceu numa família de pescadores.

“A coleção foi muito inspirada na costa portuguesa, nas falésias, na cor do mar, no ambiente envolvente de pescadores, varinas, barcos de pesca e tudo o que está associado a esse ambiente. A partir deste imaginário quis criar uma coleção que fosse mais intemporal com uma coleção mais dura, com um valor que fosse resistente à passagem do tempo.” – explicou Luís Buchinho ao Delas.pt

Os modelos mantiveram-se na linha criativa do estilista, com sobreposições, assimetrias e materiais com acabamentos tecnológicos. Algumas peças levaram um tratamento depois de acabadas o que lhes deu aspeto de cabedal. Os padrões dividiram-se em dois grupos: os mais gráficos inspirados em imagens da Costa Vicentina e os outros mais figurativos inspirados nos elementos gráficos dos barcos, como nos explicou Luís Buchinho:

“Tenho grafismos que recriam umas fotografias que tirei na Costa Vicentina, e transmiti isso através de uma simplificação gráfica. Depois há outra parte que é retirada diretamente dos elementos gráficos e matrículas das traineiras, que podemos encontrar por exemplo em Setúbal que é a minha cidade natal.”

Um imaginário muito pessoal que também se traduziu na instalação que foi criada para o desfile com fragmentos de madeira – que remetem para os elementos de barcos naufragados que dão à costa – com um espelho por baixo, que procura ilustrar a força e solidez da água.


Veja também a coleção de Pedro Pedro apresentada em Milão.