Luís Onofre: os excessos da História a seus pés

“Entre a solidez românica das abóbadas medievais e a liberdade progressiva do punk dos anos 70, há uma inesperada unidade artística onde todos os excessos se unem”. É desta forma que Luís Onofre começa por descrever a coleção “Solid Rock”, e que concebeu para Outono/Inverno 2017/2018.

Para as mulheres, o designer de sapatos e acessórios procurou, explica no documento de apresentação das suas propostas, relembrar “a monumentalidade das catedrais”. Para o universo masculino, inspirou-se “na ousadia do rock”.

À passerelle chegam sapatos de formatos mais bicudos ou arredondados, com retoques em metal ou ou pedras Swarovski Black Diamond. A pele de camurça e o croco dominam, mas – explica o próprio criador – “a novidade de pele genuína com acabamento flock, semelhante a veludo, é que está em destaque”.

As botas de montar regressam como um clássico renovado, cujas solas e canos incorporam pedras e metais que se complementam com canelados nas laterais. Correntes, tachas e outros acessórios metálicos surgem replicados dos anos 70 e desafiam a gravidade.

O antic preto e o dark denim imperam, conjugando-se depois tons contrastantes mais claros como o rosa velho, nude escuro, petróleo claro, o castanho e o mel.