Má alimentação afeta mais a saúde mental e emocional das mulheres

Um novo estudo, realizado pela Universidade de Binghamton, em Nova Iorque, revela que as mulheres precisam de uma dieta mais rica em nutrientes do que os homens, para manterem uma boa saúde mental e emocional. A investigação, publicada no jornal Nutrional Neuroscience, concluiu que os homens conseguem manter mais facilmente um bem-estar emocional, desde que não atinjam um estado de carência nutricional, mas nas mulheres a margem é mais reduzida. Basta não seguirem uma alimentação equilibrada e variada em nutrientes para que elas possam experienciar desequilíbrios a esse nível – onde se incluem problemas de saúde como a ansiedade e depressão.

Ou seja, uma dieta pouco saudável acaba por ter um impacto negativo maior no bem-estar mental e psicológico das mulheres do que nos homens, uma vez que os dois sexos têm necessidades nutricionais e energéticas diferentes. Por isso, a investigadora Lina Begdache, que conduziu a pesquisa, sublinha que as pessoas do sexo feminino necessitam de uma maior variedade de nutrientes para atingir níveis positivos de bem-estar, por comparação com as do sexo masculino.

A forma como uma alimentação pobre em termos nutricionais se reflete nas mulheres resulta, por exemplo, em problemas de ansiedade e depressão mais prologados do que nos homens.

Para a pesquisa, realizada através das redes sociais, foram ouvidos 563 participantes, 52% dos quais mulheres.

Na galeria, em cima, pode ver alguns alimentos ricos em nutrientes que beneficiam a saúde física e mental das mulheres.

AT

Mitos e verdades sobre a alimentação

Mulheres pobres ficam obesas porque dão os melhores alimentos aos filhos