Granny, Gary, Gan-Gan. Os nomes que os netos dão a Isabel II

Britain's Queen Elizabeth II leaves the National Army Museum in London
Britain's Queen Elizabeth II leaves the National Army Museum in London, Britain, March 16, 2017. REUTERS/Hannah McKay - RTX31AEO

Porque o protocolo assim o obriga, a monarca britânica deve ser tratada por ‘Sua Majestade’ ou ‘Ma’am’ (que em Portugal por ser traduzido como ‘Senhora’) quando é cumprimentada em evento públicos. Porém, na intimidade, os netos da rainha Isabel II de Inglaterra têm uma forma mais carinhosa para chamar a avô.

De acordo com a publicação ‘Bussiness Insider’, os filhos da princesa Diana de Gales, William e Harry, apelidavam a monarca de ‘granny’ (avózinha) durante vários anos, mas durante a infância, William tratava a avó por um outro nome, devido à sua dificuldade em falar. “Aos dois anos de idade, William chamava a avó de ‘Gary’. Quando um convidado questionou quem era Gary, a rainha explicou: ‘Eu sou Gary. Ele ainda não aprendeu a dizer ‘Granny'”, contou Richard Kay num artigo redigido para o jornal britânico ‘Daily Mail’.

A rainha de Inglaterra é agora bisavó, o que deu origem a novos apelidos. Um deles foi tornado público pela duquesa de Cambridge, Kate Middleton, numa entrevista ao canal ITV, concedida o ano passado. “George tem apenas dois anos e meio de idade e chama-lhe de ‘Gan-Gan’. Ela [a rainha] deixa sempre um pequeno presente no quarto dos netos, sempre que a vamos visitar, o que mostra o quão ela ama a sua família”, confidenciou.