Já chega de machismo subtil! 4 comportamentos de que estamos fartas!

Manterrupting, bropriating, mansplaining e gaslighting são quatro expressões inglesas que se traduzem em comportamentos de machismo subtil. Vários sites feministas alertam para esses fenómenos que, não sendo evidentes, como o assédio ou a descriminação salarial, são graves.

É que tomar como princípio que a mulher precisa de uma explicação diferente sobre determinado assunto ou apropriar-se de uma ideia dela e apresentá-la de forma mais veemente como se fosse sua prejudica, de facto, a perceção que os outros têm da mulher e pode chegar a empatar a sua progressão profissional.

E não vale dizer que a mulher também pode falar mais alto e de forma mais veemente que essa forma de trabalhar, mais “à homem”, granjeia às mulheres demasiadas vezes adjetivos como autoritária, mandona ou cabra.

Muitos destes comportamentos masculinos podem ser interpretados como falta de educação “apenas” ou distração e é por isso, justamente, que as mulheres devem estar mais atentas às ocasiões em que acontecem. Porque se o autor destas ações as fizer com todas as pessoas pode ser mesmo o caso de educação, mas se ele só fala mais alto quando conversa com mulheres, se só as interrompe a elas, provavelmente é um caso de machismo. E, sim, é verdade, pode nem ser consciente já que a nossa cultura é predominantemente machista, mas nada como estar atenta para se poder defender.

Veja a nossa galeria e descubra o que querem dizer manterrupting, bropriating, mansplaining e gaslighting.