Macron também indica mulher para a lista de comissários europeus

Sylvie Goulard - Reuters

Um dia depois de António Costa ter anunciado a ex-ministra Elisa Ferreira como escolha do governo português para a lista de nomes a integrar a próxima Comissão Europeia (CE), o presidente Emmanuel Macron também optou por um nome feminino para o mesmo organismo. A ex-ministra da Defesa e antiga deputada europeia Sylvie Goulard é a proposta do executivo francês para integrar a nova composição da instituição europeia, que vai ser liderada por Ursula von der Leyen.

Sylvie Goulard era atualmente vice-governadora do Banco de França, depois de ter deixado o Governo do primeiro-ministro Edouard Philippe em junho de 2017, devido a suspeitas de empregos fictícios por parte do seu partido, o MoDem, no Parlamento Europeu.

Segundo a agência Lusa, apesar de não estar diretamente implicada no caso, esta escolha pode levantar algumas críticas já que a investigação judicial sobre este assunto ainda não terminou e a futura comissária europeia pode mesmo ser chamada a depor.

O MoDem, e os seus líderes, foram um dos apoios de primeira linha do movimento criado pelo Presidente Emmanuel Macron para ser eleito, fazendo com que as suas principais figuras fossem convidadas para integrar o Governo. Sylvie Goulard acabou numa pasta distante dos seus interesses, no Ministério da Defesa, onde apenas permaneceu um mês.

Apesar de a investigação ao MoDem ter sido a razão indicada pela antiga eurodeputada para a saída do Governo, os jornais franceses dão conta que a rigidez das Forças Armadas franceses não terão agradado a Sylvie Goulard.

Ex-ministra francesa vem da mesma área que Elisa Ferreira

À semelhança da candidata portuguesa, Elisa Ferreira, Sylvie Goulard tem uma larga experiência europeia no campo dos assuntos económicos e monetários. Ainda não é conhecida a distribuição das pastas, mas no desempate dos perfis podem pesar questões que têm levantado polémica, do ponto de vista interno e europeu.

Além do caso MoDem, acima referido, o Mediapart, primeiro jornal a sugerir há alguns dias que Goulard seria a escolhida pelo presidente Macron, lembrou que para além dessa investigação, a ex-ministra foi também conselheira especial do Instituto Berggruen entre 2013 e 2016, uma organização financiada por um magnata de Wall Street que dirige um hedgefund com domicílio num paraíso fiscal. Um trabalho que manteve e declarou ainda como eurodeputada.

Já a escolha de Elisa Ferreira, que é a primeira mulher portuguesa nomeada para o colégio da Comissão Europeia, parece reunir mais consenso, pelo menos internamente. A nomeação da ex-ministra foi saudada entre a classe política nacional, ainda que PCP e BE sublinhem que mais importante que os nomes escolhidos são as políticas apresentadas e seguidas pela CE.

Carlos Moedas, atual comissário europeu, com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, considera que a ex-eurodeputada e atual vice-governadora do Banco de Portugal está “muito bem talhada” para assumir uma pasta de natureza económica e financeira, “que se encaixa na perfeição” no seu perfil.

O político, designado ainda pelo governo PSD/CDS-PP e que se prepara agora para passar o testemunho, notou, todavia, que a antiga deputada europeia “também pode fazer muitas outras pastas”, até porque o cargo de comissário é essencialmente político.

Elisa Ferreira foi ministra dos governos chefiados por António Guterres, primeiro do Ambiente, entre 1995 e 1999, e depois do Planeamento, entre 1999 e 2002, e ocupa, desde setembro de 2017, o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal.

Quanto à nova Comissão Europeia, presidida por Ursula von der Leyen, deverá começar a ganhar forma esta semana.

Confirmada pelo Parlamento Europeu, em 16 de julho passado, por uma curta margem, como a primeira mulher a presidir ao executivo comunitário, Von der Leyen anunciou como uma das suas primeiras prioridades formar uma equipa totalmente paritária em termos de género, e solicitou aos Estados-membros que lhe apresentassem nomes de dois candidatos (um homem e uma mulher, cada) de entre os quais pudesse escolher, mas Portugal foi dos poucos países a fazê-lo.

O ‘elenco’ final de 26 comissários e respetivas pastas – excluindo a Alemanha, que já tem a presidência, e o Reino Unido, que conta sair em 31 de outubro, na véspera da entrada em funções da nova Comissão — deverá por isso ser ‘fechado’ imperiosamente nas próximas semanas, a tempo para as audições nas respetivas comissões do Parlamento Europeu, que deve pronunciar-se sobre o colégio como um todo em 22 de outubro (e que, regra geral, ‘torce o nariz’ a um ou mais nomes, obrigado a alterações num curto espaço de tempo).

O mandato de Ursula von der Leyen, que terá uma duração de cinco anos, deverá começar no dia 01 de novembro.

 

com Lusa

 

Costa escolhe Elisa Ferreira para Comissária Europeia

Ursula von der Leyen quer paridade na Comissão Europeia