Madeleine Albright elogia Angela Merkel

Madeleine Albright
Estoril, 31/05/2017 - Conferência de imprensa com a ex-secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright no Centro de Congressos do Estoril. (Jorge Amaral/Global Imagens)

Madeleine Albright, antiga secretária de Estado dos Estados Unidos da América, esteve esta quarta-feira, 31 de maio, em Portugal, para participar nas Conferências do Estoril e deixou elogios à chanceler alemã.

“Eu admiro Angela Merkel”, disse aos jornalistas depois do painel que encerrou o evento, e no qual foi oradora. A ex-governante conclui, dessa forma, o seu comentário sobre a relação tensa que se tem observado entre a líder alemã e o presidente americano, desde as cimeiras da NATO e do G7.

A antiga secretária de Estado do governo de Bill Clinton (1993-2001) optou, no entanto, por não valorizar demasiado o mal-estar vivido entre Merkel e Trump naqueles encontros, ainda que estes tenham levado a chanceler a avisar que os europeus têm de “agarrar as rédeas” do seu próprio futuro.

Albright preferiu, no entanto, salientar que a Alemanha é um forte aliado dos EUA e apesar de considerar que a relação entre os dois líderes “não evoluiu da melhor maneira”, disse acreditar que “no fim o que vai contar é a relação entre as nações”.

Por outro lado, a antiga secretária de Estado, hoje com 80 anos, e primeira mulher a chefiar a diplomacia norte-americana, manifestou-se preocupada com a possibilidade, avançada por Trump, de os EUA abandonarem o Acordo de Paris, o que, segundo diz, seria um retrocesso nas políticas para combater as alterações climáticas.

A abordagem de Trump às questões ambientais, à NATO e aos países aliados e às populações migrantes e refugiados mereceram a condenação de Madeleine Albright, que, como imigrante naturalizada americana, se afirmou “muito perturbada e triste” com a atual administração do seu país.

 

Imagem de destaque: Jorge Amaral/Global Imagens