Madonna: Os 60 anos da Rainha da Pop em imagens

Madonna Louise Ciccone celebra esta quinta-feira, 16 de agosto, o seu 60º aniversário. Músicas como “Like a Virgin”, “Papa Don’t Preach”, “Material Girl”, “La Isla Bonita” ou “Vogue”, aliadas a um estilo verdadeiramente camaleónico, valeram-lhe o título de Rainha da Pop, que mantém até aos dias de hoje. Relembre os seus visuais mais icónicos das últimas décadas nesta verdadeira “Celebration”.

A viver em Lisboa desde 2017, Madonna tem aproveitado para explorar o nosso país na companhia dos filhos mais novos, Mercy, David e das gémeas Estere e Stelle. E se os meandros da festa permanecem, pelo menos até à partilha deste artigo, no segredo dos deuses, há um detalhe há muito conhecido. Como presente, a cantora pediu, no seu site oficial e nas redes sociais, que os convidados contribuissem para a associação que fundou em 2006, Raising Malawi. Os donativos podem ser feitos através do Facebook e serão utilizados para ajudar as crianças desta região.

Além da música e do papel de mãe, ao qual tem dedicado mais tempo nos últimos anos, Madonna também passou pela área da representação, e ganhou inclusive um Globo de Ouro pelo seu papel de Eva Péron no filme Evita.

A imagem de rebelde e o seu estilo único, que incluía meias de rede, tops rasgados, peças com rendas, aliadas a colares e pulseiras com crucifixos transformaram-na num ícone da moda dos anos 80. O cabelo ripado, as fitas e os chapéus, e mais tarde o corte de cabelo curto também fazem parte da sua imagem de marca. O ar desafiador, de menina mulher rebelde, alimentado pelos seus videoclips, marcaram toda uma geração e contribuíram para o seu sucesso.

Se há alguém que consegue dominar as atenções e ficar bem com diferentes cortes e cores de cabelo é Madonna. Como pode ver na galeria acima, já foi loira, ruiva e morena, e surge tão facilmente com o cabelo liso como ondulado. Em finais da década de 80 e inícios dos anos 90, a Rainha da Pop adotou uma imagem muito semelhante à de Marilyn Monroe, surgindo com o cabelo loiro ondulado e com batom vermelho. O gosto por esta cor de batom manteve-se ao longo dos anos, e é comum a cantora surgir com os lábios pintados de vermelho.

Ainda a propósito da celebração do seu aniversário, foi capa da edição de agosto da Vogue Itália, fotografada em Lisboa. A escolha da cidade foi uma sugestão de Madonna, que preferiu focar-se no seu presente do que fazer uma retrospetiva de carreira.

Mas, para aqueles que preferem relembrar o passado, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto organizou uma exposição com diversos objetos alusivos à carreira da cantora que pretende celebrar o legado da Rainha da Pop. Esta mostra, que inclui livros e postais entre outros objetos, poderá ser vista até setembro na biblioteca da faculdade.

Veja na galeria acima a evolução de estilo de Madonna desde o início da carreira, na década de 80, até ao momento. São 60 imagens com os seus looks mais icónicos que marcaram gerações.

As imagens de Madonna em Lisboa na capa da Vogue italiana

Madonna declara amor por Lisboa e ‘Al Fama’ mas fãs não perdoam erro