Instagram censura imagem de cartaz de novo filme de Pedro Almodóvar

Cartaz pedro Almodovar
[Fotografia: Instagram]

A imagem é absolutamente icónica. O novo filme de Pedro Almodóvar, Madres Paralelas, relata a história de maternidade não planeada vivida por duas mulheres, de origens e circunstâncias distintas. A imagem em forma de olho, provocadora como é a marca do realizador espanhol, exibe um mamilo com um pingo de leite materno. Uma fotografia e um cartaz que acabou censurado pelo Instagram do perfil do cineasta.

“Como era de esperar, o Instagram eliminou o cartaz que fizemos para o filme de Almodóvar”, escreveu o designer do poster, Javier Jáen, citado pelo jornal espanhol El Mundo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Javier Jaén (@javier_jaen)

A razão para tal, como se pode ler na imagem, deve-se ao facto violar as regras daquela rede social sobre a nudez. Uma censura que, contudo, não terá afetado a conta de Penélope cruz, que protagoniza o filme e que republicou o cartaz do filme que se estreia a 10 de setembro e conta ainda com Milena Smit, Israel Elejalde e Aitana Sánchez-Gijón.

Citado pelo mesmo periódico, o porta-voz do Facebook explicou que, “inicialmente, foram eliminadas várias instâncias desta imagem por violar as nossas regras contra a nudez”. E prosseguiu: “No entanto, fazemos exceções para permitir a nudez em certas circunstâncias, incluindo quando há um contexto artístico”. O mesmo elemento pediu desculpa pela “confusão causada” e garantiu que as partilhas do poster do filme no Instagram não seriam afetadas.