“Mãe, olha à janela que eu ‘tou a chegar”. Música sobre quem vive longe ganha Festival da Canção

54374620945_339383a5ae_k
Napa venceram o Festival da Canção este sábado, 8 de março de 2025 [Fotografia: Divulgação/RTP]

“A canção fala sobre estarmos deslocados, sentirmos aquela saudade de casa, aquele sentimento que nunca desaparece”. A explicação é dada põe Guilherme Gomes um dos elementos da banda NAPA que, neste sábado, 8 de março, venceu o Festival da Canção, ao canal de fãs da Eurovisão, o Eurovisionhaus. O tema Deslocado – que se ganhou visibilidade nas redes sociais por se tratar de um tema em que tanta gente se revê – traz, como explica Gomes, “vontade de voltar e aquela angústia da saída”.

Os NAPA, compostos também por João Rodrigues, Tiago Rodrigues e Francisco Sousa, seguem agora novo caminho, com partida do continente e da Madeira e com destino a Basileia, Suíça onde se vai disputar a Eurovisão, a 13, 15 (duas semifinais) e 17 de maio. Será a partir de lá que vai ser possível ouvir o refrão “Mãe, olha à janela que eu ‘tou a chegar”.

A banda tem mais de 12 anos de existência, mas o caminho a cantar em português surgiu em 2019. A língua materna passou a ser ferramenta de trabalho para o grupo que diz ter como influências os Arctic Monkeys, Red Hot Chilli Peppers, Beatles e Caetano Veloso.