Mães e pais estão a inspirar tendências de moda. O que mudou?

Smiling girl bying clothes in showroom

Nos últimos anos, mães e pais surgiram, sem dúvida, como inspirações para as criações moda. Os mom jeans ou daddy ugly shoes registaram aumentos inesperados de popularidade. Afinal o estilo dos pais é, sobretudo, confortável fisica e mentalmente.

Os daddy ugly shoes robustos são práticos, mas também podem lembrar o próprio pai ou outra figura paterna. O mesmo se aplica aos mom jeans, que são confrontáveis e estão associados a uma figura materna. Assim, ambos dão uma sensação de segurança e familiaridade que não costuma ser encontrada na maioria das tendências.

No entanto, há ainda outras razões que legitimam o sucesso da tendência de moda alicerçada no que é prático e usado por mães e pais. Há uma mudança evidente na forma como as pessoas pensam sobre como será o visual em geral, imposta, fundamentalmente, pelas gerações millennials e a Z, que estão a desafiar a ideia do look longilíneo e a optar por peças oversized.

“Um fator positivo da pandemia chega com o facto de as pessoas ficarem mais à vontade com quem são. Parece que estão menos limitadas pelo que ‘deveriam’ vestir do que pelo que querem vestir”, afirmou a psicóloga clínica Beth Pausic ao site Pure Wow.

Estas gerações estão, assim, a abolir padrões tradicionais de beleza, como o estar sexy, e promover uma moda que expressa algo diferente.

“Acho que ‘sexy’ não é o que se quer sentir neste momento. Por ser mulher, quero me sentir fortalecida, vestindo as coisas com as quais me sinto mais confortável. Eu visto as roupas, elas não me vestem”, justificou Caroline Maguire, diretora de moda da Shopbop à mesma publicação.