Magistrados vão ter formação e guias práticos sobre violência doméstica, tráfico e crimes de ódio

violência1
[Fotografia: Shutterstock]

O Governo vai reforçar as ações de formação sobre violência doméstica e tráfico de seres humanos para magistrados, além de criar um guia de boas práticas sobre crimes de ódio.

O gabinete da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade assinou, na quarta-feira, 15 de janeiro, um protocolo entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) para “reforçar ações de cooperação entre as duas entidades”.

Com a assinatura do protocolo é “intensificado” o trabalho feito entre os dois organismos, desde logo com a criação de módulos e referenciais de formação, cursos de especialização, além da elaboração de guias de boas práticas nas áreas da violência contra as mulheres e violência doméstica e tráfico de seres humanos.

Pela primeira vez são também criados guias de boas práticas sobre crimes de ódio. “A coordenação, execução e avaliação do impacto das ações de cooperação fica a cargo de um Grupo de Acompanhamento, constituído por um/a representante de cada uma das partes”, lê-se no comunicado, acrescentando que este compromisso tem a duração de quatro anos.

Este protocolo insere-se na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual” e no novo Plano de ação para a prevenção e o combate ao tráfico de seres humanos.

30 medidas da consulta pública para a igualdade que todos temos de saber

De acordo com a informação do gabinete da secretária de Estado, mais de 440 magistrados participaram nas ações de formação feitas em 2018.

Imagem de destaque: Shutterstock

Secretária de Estado da Igualdade: “As mulheres também têm de mudar”