Mais de 875 mil mulheres sofreram violência sexual durante conflito colombiano

Colômbia

Um grupo de movimentos feministas colombianos estimou que 875.437 mulheres foram vítimas de violência sexual entre 2010 e 2015, no contexto do conflito armado na Colômbia, indicou um inquérito divulgado na quinta-feira.

“Anualmente, em média, 145.906 mulheres foram vítimas diretas de algum tipo de violência sexual, 12.158 por mês, 400 por dia, 16 por hora”, disse a diretora para a Colômbia da organização não-governamental (ONG) Oxfam, Aida Pesquera, no Museu Nacional de Bogotá, onde os resultados da sondagem foram apresentados.

O “Inquérito sobre prevalência da violência sexual contra as mulheres no contexto do conflito armado colombiano 2010-2015” foi realizado por 12 organizações de mulheres e pela ONG Oxfam.

Com uma margem de erro de 6%, o inquérito foi realizado junto de 1.954 mulheres, com idades entre os 14 e os 44 anos, residentes em sete capitais de departamentos do país e em outros municípios afetados pelo conflito armado.


Leia também: Ingrid Betancourt diz que Nobel da Paz devia ter sido partilhado com as FARC


Os atos de violência incluídos foram violação, prostituição forçada, gravidez forçada, aborto forçado, esterilização forçada, assédio sexual, serviços domésticos forçados e controlo da vida social.

Um total de 64,2% das mulheres disse ter sofrido de controlo da vida social, o que foi definido pelo relatório como o estabelecimento de padrões de comportamento e conduta social “mediante uso de força ou ameaça”, tal como acontece com o “controlo da sexualidade e regulação da vida afetiva”.

As outras condutas mais frequentes de violência sexual que as inquiridas afirmaram ter sofrido foram assédio sexual (45,2%), violação (16,8%) e serviços domésticos forçados (13,9%).

Segundo o inquérito, 78% das mulheres que garantiram ter sofrido violência não fizeram qualquer denúncia às autoridades.

 

Imagem de destaque: Shutterstock