Mais de dois milhões de portugueses sofrem com esta dor

Desengane-se se pensa que as dores de joelhos são sinónimo apenas de velhice, porque em qualquer idade podemos padecer desta maleita. Aliás, em Portugal, mais de dois milhões de portugueses queixam-se de dores nesta parte do corpo – e não têm que ser necessariamente pessoas de terceira idade.

O joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do nosso corpo e serve de suporte para a maior parte dos nossos movimentos: caminhar, sentar, apanhar algo e até deitar. Quase tudo o que fazemos na nossa rotina diária implica necessariamente a aplicação de força e, por sua vez, desgaste nesta zona.

Claro que quando sofremos de problemas relacionados com o joelho, como por exemplo, um desgaste no menisco, colocamos também em causa a nossa própria mobilidade e conforto. Tarefas tão simples como andar, subir e descer escadas ou agarrar um objeto caído no chão passam a ser complicadas e, mais para mais, dolorosas. Estas dores podem surgir em qualquer altura da vida, ainda que seja mais natural em pessoas mais idosas, muito devido ao maior desgaste das próprias articulações.

O que nos dizem os dados sobre isto?

De acordo com os dados do Instituto Português de Reumatologia, estima-se que dois milhões de portugueses sofram de osteoartrite, uma das manifestações mais comuns da artrite no joelho – que é resultante da deterioração da cartilagem.

Os dados da Organização Mundial de Saúde confirmam que cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos têm osteoartrite, que surge em 4º lugar na lista das doenças que mais reduzem a qualidade de vida de ano para ano.

Consegue adivinhar qual é a melhor maneira para prevenir ou deixar de agravar a situação? Pois bem, é praticar desporto. Fazer exercício físico tal como caminhada ou natação ajuda a que a rigidez das articulações seja atenuada. Manter-se ativa é a chave primordial.

Percorra a galeria de imagens acima e confira algumas atividades físicas e modalidades que a vão obrigar a mexer e praticar exercício físico sem ter que, obrigatoriamente, gastar dinheiro.

Os três melhores desportos para eliminar a celulite