Mais de metade dos espanhóis sente-se muito feminista

Bilbau_Espanha_Reuters-Vincent-West

Mais de metade da população espanhola diz sentir-se bastante ou muito feminista. Segundo o jornal El País, que cita um inquérito apresentado nas jornadas Contexto en Zaragoza, 52% dos espanhóis considera-se muito ou bastante feminista. Logo a seguir surgem os que se consideram pouco feministas, representando 29,5% do total; 10,9% que se dizem nada feministas e 7,6% não sabem ou não respondem.

Na análise por sexos, as mulheres declaram-se mais feministas que os homens, com 58,6% dos inquiridos do sexo feminino a responderem que são muito ou bastante feministas, contra 45,1% dos homens a manifestarem-se no mesmo sentido.

Já quando se analisam as respostas relativas ao ativismo feminista, o cenário é o oposto. Apenas 5% se define muito ativo nas causas feministas, 35,8% afirma-se bastante ativo, mas a maioria, 51,2% diz-se pouco ativa. A análise por partidos mostra também que estes temas são mais caros aos cidadãos que votam à esquerda: 74,1%, no caso dos eleitores do Unido Podemos e 56,7% no caso do PSOE. No PP e no Ciudadanos, as percentagens são, respetivamente, de 37,6% e 38,1%.

No que respeita à visão da desigualdade por género, 80% diz concordar ou concordar muito com a afirmação de que em Espanha existe desigualdade entre homens e mulheres, no que respeita a direitos sociais, políticos e económicos, ainda que um terço considere que a situação em Espanha é muito melhor que a dos países circundantes.

Para este inquérito foram entrevistadas 1007 pessoas.

Espanha: Sánchez recupera Ministério da Igualdade e cria governo paritário