Redes sociais: Mais de metade dos jovens portugueses vive mal com a imagem corporal

Problemas acordar energia resolver
[Fotografia: Unsplash/ Mike Von]

Cinco em cada dez jovens portugueses (52%) com idades entre os 15 e os 19 anos dizem-se pouco satisfeitos com o seu aspeto corporal, com as raparigas a conviverem pior com esta realidade, com estas a sentirem-se pior com a sua imagem física do que os homens jovens, numa proporção de 6,0 face a 6,3.

No universo das redes sociais, a pressão sobre o aspeto físico está a aumentar e a deixar efeitos claros na maioria da população daquelas idades. Apenas 27% dos inquiridos, menos de 1/3, se diz satisfeito com o seu corpo, segundo resultados apresentados pela TVI.

Esta é uma das conclusões do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos que mediu a temperatura à juventude portuguesa, auscultando 4500 jovens num universo que abrange dois milhões e 200 mil pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos. Uma análise que quer olhar para a forma como esta população se relaciona com a família e amigos, a educação, os valores sociais, a sexualidade, o trabalho e a profissão e como encaram o futuro.

De acordo com os dados avançados na noite de domingo, 21 de novembro, os jovens com mais escolaridade passam mais tempo online, mas menos nas redes sociais. Ao nível das habilitações, sete em cada dez (69%) acredita que ter um curso superior é sinónimo de melhores salários.