Mais olheiras depois da quarentena? Saiba como eliminá-las

iStock-532934691(1)

Sente que ficou com mais olheiras e papos depois da quarentena? Não desespere, porque não é a única. A ansiedade e o stress são um dos principais fatores para o envelhecimento da pele, bem como para um maior cansaço e desgaste. Há alguns truques e dicas que a vão ajudar nesta tarefa.

Em tempo de pandemia e de incertezas, especialmente quando a Covid-19 tem vindo a aumentar os seus casos especialmente na Área Metropolitana de Lisboa, é normal sentir-se mais ansiosa, bem como até ter dificuldades em dormir. E isto desgasta qualquer um.

Já se sabe que o stress afeta-nos a vários níveis, sendo que a pele não é exceção. Isto porque acelera os processos que levam ao aparecimento ou acentuação de sinais de envelhecimento, como as rugas e os papos. A derme ao redor dos olhos, que é até dez vezes mais fina que a restante, torna-se a primeira vítima. E várias são as pessoas que comentam, ao olhar-se ao espelho, que as suas olheiras e bolsas estão agora muito mais marcadas.

Tal como explica Ricardo Ruiz, da Clínica Dermatológica Internacional, à revista feminina S Moda, “quando estamos muito stressados, contraímos mais os nossos músculos à volta dos olhos, marcando mais essa zona”. Para piorar a situação, esta mesma região do olhar tem menos glândulas sebáceas e também menos fibras de colagénio e, portanto, menos elasticidade. O nosso corpo, por si só, não é capaz de reverter os danos que estas contrações fazem.

A solução? Boa cosmética e Yoga facial ou mesmo massagens faciais que ajudem a estimular o movimento da pele. No que diz respeito aos produtos de cosmética, saiba desde já que é muito importante que eles tenham certos ingredientes específicos, que ajudem a neutralizar estes efeitos.

“Se houver manchas e olheiras, usamos cremes com ácido de retinóis e hidroquinona à noite. De manhã, um antioxidante do tipo vitamina C”, afirma o especialista. Usar também protetor solar e óculos de sol, para proteger a área, é muito importante. É importante que os ingredientes promovam a síntese de colágenio e elastina.

A diretora de vendas da Sisley, Cristina Alonso, contou à S Moda alguns dos ingredientes fundamentais:O extrato de algas padina pavonica é ótimo porque atinge o fibroblasto de forma a recuperar a sua função; o da rosa negra também é importante, rico em antioxidantes e tem uma ação anti radical livre”.

Fazer massagens em movimentos de baixo para cima também é muito importante para que os músculos do rosto sejam fortificados e tonificados.