Malia Obama junta-se a protestos contra oleoduto

malia-obama

Dias depois de o seu pai abandonar a Casa Branca, Malia Obama surpreendeu ao juntar-se às centenas de norte-americanos que protestaram contra a decisão do novo presidente, Donald Trump, de reconstruir o oleoduto conhecido como Dakota Access Pipeline.

“Foi maravilhoso ver a Malia”, frisou a atriz Shailene Woodley, uma das figuras mais ativas na luta por causas ambientais. “Foi fantástico testemunhar um ser humano e uma mulher a chegar-se à frente sozinha, a sair da sombra da sua família e da ligação que este país tem com ela, a escolher participar na democracia porque ela reconhece que, independentemente do seu apelido, se não participar na democracia não haverá mundo para os seus futuros filhos”.

Há mais de dois anos que o oleoduto tem estado em construção e sido alvo de manifestações. Em dezembro, a insistência dos protestantes levou Barack Obama a suspender a obra mas, esta semana, Trump deu ordens para que o projeto fosse retomado. Daí a demonstração que juntou mais de 100 pessoas em Utah, EUA, há poucos dias.

Nessa mesma cidade, a filha do ex-presidente dos EUA, de 18 anos, tem marcado presença em várias exibições e estreias no Festival de Cinema de Sundance, que tem estado a decorrer durante todo o mês.

Em fevereiro, Malia vai começar um estágio na conceituada The Weinstein Company – produtora de Harvey e Bob Weinstein – em Hollywood, antes de rumar à Universidade de Harvard, em setembro.