Manchas no rosto: causas e como lidar com elas

iStock-1170856363 (1)
[Fotografia: iStock]

São muitos os fatores que podem explicar as manchas na cara que ganham destaque depois de o bronzeado começar a perder a força. Mas o que fazer para evitar ou diminuir estes aparecimentos, tornar estas novas manchas menos visíveis?

Para lá dos produtos de beleza mais ou menos vocacionados para estas fases pós-praia, há, de facto, pequenos hábitos e rotinas que podem estar a favorecer o aparecimento destes sinais. Conheça-os e modere-os. Porém, nunca é de mais vincar que não se deve dispensar a ida ao médico especialista.

Veja abaixo as causas e os hábitos mais comuns que podem estar a promover esta situação.

Espremer borbulhas e pontos negros

Não é segredo para ninguém, mas é, certamente, o mais comum. E se muitas vezes não há uma consequência de maior, noutras uma pequena borbulha pode provocar infeção, que pode ser prolongada. Caso tenha havido exposição solar posterior, a mancha é garantida e vai levar tempo a desaparecer.

Depilação a laser

Não é por acaso que a recomendação passa por evitar exposição solar da parte do corpo depilada e por alguns dias após ter feito depilação laser. “A área sofre um processo inflamatório, os melanócitos respondem de forma exagerada à exposição ao sol e produzem mais síntese de melanina, que é o que pigmenta e mancha a pele”, refere a médica especialista em estética, Josefina Royo, à edição mexicana da revista Glamour.

Perfumes com ingredientes específicos

A mesma especialista revela que “os perfumes que contêm formaldeídos podem produzir dermatites sensíveis à luz solar e os que incluem álcool, terebintina ou acetonas podem levar à dermatite de contacto irritante”.

Cremes de retinol

Podendo optar verdadeiros milagres tal a velocidade com que ajudam a renovar a pele, também a deixam mais sensível e irritada. Por isso, é muito importante o uso de creme protetor de manhã e os especialistas falam mesmo numa farejem de mês a mês e meio em época de maior exposição solar.

Não lavar as mãos

A falta de higiene é sempre um agente ativo em processos inflamatórios. Mas, quando se fala em manchas na pele, a lavagem das mãos não é apenas necessária e frequente, ela deve ser cautelosa depois de se ter manuseado determinados tipos de alimentos. Entre eles, destaque para o limão, alho e salsa. A razão é dada por Royos: “Contêm psolareno, substância que, apesar de ser inofensiva para a pele, reage com a luz solar, podendo resultar em manchas.”