Manchas solares: por que surgem e como as podemos tratar

As manchas na pele, ou melasmas, como são clinicamente designadas, têm múltiplas origens. Muitas vezes associadas a um exposição solar incorreta ou ao avançar da idade, estas não são as únicas causas para o seu aparecimento e há formas de as combater e prevenir.

A nossa pele sofre alterações à medida que a nossa idade vai avançando. As rugas, a perda de firmeza ou as manchas são exemplos destas alterações, que podem surgir mais cedo ou numa idade mais avançada dependendo da nossa herança genética e dos nossos hábitos de vida.

No caso das manchas em concreto, o seu aparecimento pode ser causado por uma elevada e incorreta exposição à luz solar, ou por alterações hormonais causadas pela gravidez ou pela utilização de meios contracetivos como a pílula ou o dispositivo intrauterino (DIU). De acordo com o que a Dr.ª Yael Adler, Doutorada em Dermatologia, escreveu no seu livro “O Fascinante Mundo da Pele”, estas alterações devem-se ao facto de os melanócitos serem sensíveis às hormonas.

À medida que vamos avançando na idade, o surgimento destas manchas vai aumentando, principalmente na zona do rosto. Estas manchas podem também ser designadas por manchas senis ou, como sugere a autora, “manchas solares”, já que resultam justamente “de uma exposição solar repetida ao longo de vários anos e de algumas queimaduras solares”. Em suma, e citando ainda a Dr.ª Yael Adler, “as manchas senis são reações de protesto da pele e demonstram que o limite de tolerância aos raios UV já há muito foi alcançado.”

Contrariamente a outra tipologia de manchas, como por exemplo as sardas que se tornam mais claras no inverno e mais escuras no verão, as manchas solares mantêm sempre a sua cor uma vez surgidas na superfície da nossa pele.

A melhor forma de lidar com estas manchas é inevitavelmente a prevenção. A proteção solar é essencial neste aspeto, já que manter sempre um elevado grau de proteção e evitar a exposição nas horas mais críticas ajuda a evitar ou retarda o seu aparecimento. Outras soluções, em casos em que estas manchas resultem de uma interferência mais acentuada das hormonas, passam por cessar a toma da pílula, retirar o DIU ou esperar que o tempo de gestação termine.

Para as manchas mais resistentes, o conselho da Drª Yael é que sejam tratadas com recurso a “agentes de branqueamento, sob a forma de creme ou através da utilização de laser”. Pode ainda complementar estas soluções com uma alimentação rica em determinadas vitaminas.

A exposição solar não é a única responsável por estas manchas mas, e recorrendo novamente à autora, “verão e as manchas na pele estão intimamente relacionados como a luz e a sombra”, por isso nesta altura é importante intensificar os cuidados com a pele. Na galeria encontrará alguns produtos que ajudarão a prevenir ou a atenuar a presença destas manchas na sua pele.

Esta dieta vai acabar com as manchas na pele