Dia dos Namorados também é de protestos contra a violência doméstica

14 de fevereiro não é só o Dia dos Namorados, é também o dia escolhido por várias associações para protestar contra o crime de violência doméstica. A Rede 8 de Março é um destes grupos que, esta quinta-feira, sai para a rua para se manifestar «contra o silêncio» e exigir medidas de combate à violência.

Em comunicado enviado às redações, o coletivo – que representa várias organizações feministas, antirracistas e de defesa dos direitos de LGTB – lembra as nove mulheres e a criança assassinadas pelos companheiros e ex-companheiros, desde o início do ano, e pede “escrutínio (…) sobre a forma como a lei é aplicada”.

“Nenhum país decente pode considerar normal que 85% das queixas sejam arquivadas. Nenhum país decente pode aceitar que as mulheres sobreviventes que conseguem levar o seu caso a tribunal sejam humilhadas por juízes como Neto de Moura“, critica a Rede 8 de Março, acrescentando: “Levantamos a voz para chamar a atenção para o que os estudos anunciam sobre o futuro: naturalização e legitimação da violência”.

No mesmo comunicado, a organização apela aos protestos na rua, que vão ocorrer em cinco cidades pelo país. Sob o tema Não queremos flores, queremos viver!, estas manifestações decorrem em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Coimbra este dia 14, quinta-feira. Veja na fotogaleria acima as horas a que acontecem.

Marcelo: “Não se pode aceitar a violência contra a mulher porque é mulher”

As imagens da marcha silenciosa que levou centenas à rua contra a violência doméstica