Como manter o cabelo penteado nos dias de chuva

iStock-1143045785chuva

A chuva e o mau tempo estão entre os maiores inimigos do cabelo. A humidade cria eletricidade estática, o vento cria nós e a água estraga qualquer penteado. Apesar disso não devemos desistir à primeira porque há uma maneira de minimizar os estragos. Sobretudo, quando o cenário meteorológico aponta para chuva.

“A prioridade nos dias de chuva deve ser controlar o frizz [eletricidade estática capilar], existem vários produtos com essa finalidade no mercado. Espuma para caracóis e séruns em creme são uma boa opção para utilizar depois da lavagem, mas para um efeito mais eficaz devemos escolher champôs e amaciadores vocacionados para disciplinar o cabelo”, explica Joana Oliveira. A hair stylist e fundadora do cabeleireiro Hair Fusion, ressalva, contudo, que nem todos os truques são transversais e trazem benefícios a todo o tipo de cabelo.

“Um bom truque para quem tem caracóis passa por não retirar o condicionador todo das pontas do cabelo, durante a lavagem. Já quem tem cabelo liso, deve optar por um sérum para controlar o frisado e andar com uma escova na carteira para se ir penteando e evitar os nós que este tipo de cabelos cria muito facilmente por causa do vento”, explicou.

Hoje são muitos os sprays, cremes, óleos e até champôs que têm como principal função acabar com o frizz. A grande questão impõe-se quando precisamos de saber a quais devemos recorrer. A maioria destes produtos é para aplicar em cabelo húmido mas, como refere Joana Oliveira, isso não implica que tenhamos de aplicar o produto antes de sair de casa. “Hoje em dia, quase todos os produtos de cabelo têm memória, por isso, ainda que possamos lavar o cabelo na noite anterior, de manhã basta humedecê-lo com as mãos para reativar o produto.