A questão pode ser colocada logo no início: como pode Ivanka Trump apoiar o muro que o pai, enquanto presidente dos EUA, quer construir na fronteira do país com o México quando uma das suas amigas e o seu braço direito há mais de uma década é oriunda desse país?
Alexa Rodulfo é uma das maquilhadores mais requisitadas da alta sociedade nova-iorquina. É ela quem tem tratado da filha de Donald Trump nos últimos 13 anos. Pelas suas mãos já passaram também Carolina Herrera, Aerin Lauder (a herdeira do império cosmético Estée Lauder) ou Anna Wintour, uma das mulheres mais influentes do mundo da moda. E já trabalhou com os reconhecidos fotógrafos de moda Mario Testino e Annie Leibovitz.
A pergunta foi-lhe colocada pelo jornal espanhol ‘El Pais’: “É possível continuar a trabalhar com a filha do homem que quer levantar um muro e impedir a entrada de mexicanos em território norte-americano?”.
Rodulfo respondeu: “Pessoalmente, considero que as fronteiras delimitam espaços e territórios, mas a vida segue de forma independente e paralela a elas. Metaforicamente, as fronteiras estão presentes em muitas coisas no nosso quotidiano, e ultrapassá-las é o que nos faz crescer”.
É por isso, acrescenta, que prefere contar a sua história e como chegou aos Estados Unidos em 2005 para tentar a sua sorte, depois de ter aberto um salão de beleza, aos 16 anos, na sua cidade natal de Cidad Juárez. “Quero inspirar outras pessoas a seguirem os seus sonhos”, justifica.
Ao diário espanhol, a maquilhadora, que aprendeu a sua arte de forma autodidata, termina referindo que Ivanka Trump a “apoia profissional e pessoalmente”. “Temos um vínculo especial, pois partilhamos os mesmos valores. Eu respeito a relação que ela tem com o pai, que é muito forte. E ela sabe ouvir, porque é uma grande mulher e tem muita sensibilidade”, diz, sem acrescentar mais.