Treinar com maquilhagem? Sim, por favor, nunca sabemos quem vamos encontrar

Nos últimos anos a febre do fitness parece ter contagiado meio mundo. O ginásio deixou de ser uma sítio onde vamos para sofrer alegremente e onde não esperamos ter grandes conversas, gastando todos os nossos esforços em exercícios impossíveis, para se tornar no palco das selfies mais populares do Instagram e um ponto de encontro com pessoas de todas as esferas da nossa vida, do trabalho aos amigos de infância que não vemos há vinte anos. É o regresso do clube social, agora em versão fit.

Tendo em conta esta enorme mudança de cenário, ir fazer ginástica com t-shirts velhas com logos de uma gasolineira ou de uma marca de bebidas qualquer, ficou fora de questão. Ter roupa minimamente apropriada para treinar parece ser quase obrigatório nos dias que correm, afinal nunca se sabe quem é que se vai encontrar a puxar ferro na máquina em frente à nossa.

Resolvido o problema da roupa, surge outro… o que fazer com a nossa cara?! É que não há leggings coloridas e top sexy que consiga disfarçar a vermelhidão e o ar acabado de quem fez quarenta minutos de abdominais e agachamentos. A solução é usar maquilhagem durante o treino, mas não pode ser qualquer tipo de produto. Uma linha de make up para treinar têm de ser à prova de exercício físico, que é como quem diz à prova de elevados níveis de transpiração e golpes desesperados de uma toalha turca pela cara.

Já existem algumas marcas que foram lançadas exatamente com o propósito de tornar os rostos de ginásio mais bonitos, é o caso da Sweat que foi criada por cinco atletas olímpicas. A marca aposta em fórmulas minerais, sem óleos nem perfumes e com proteção solar. Entre os seus produtos estrela estão o pó mineral com cor e proteção solar e as toalhitas refrescantes de água de coco, chá verde e Vitamina E. Outro exemplo de uma linha pensada para viver a alta intensidade é Arrow, lançada em 2015 pelo site americano Birch Box, que é especializada em produtos de longa duração o que os torna ideais para usar durante o treino.

Mas enquanto a oferta de maquilhagem especializada nesta área ainda não é tão grande como desejaríamos, podemos utilizar vários produtos de maquilhagem tradicionais mas que têm características que os tornam mais compatíveis com os dias de treino. Falamos de produtos como cremes hidratantes com cor, que têm uma penetração mais eficaz na pele e permitem uma coloração mais uniforme e duradoura, as toalhitas absorventes para retirar os brilhos, pós bronzeadores matificantes, bálsamos de lábios com cor, iluminadores com cor que podem ser usados na zona das olheiras, brumas e águas refrescantes e todo o tipo de maquilhagem à prova de água. Descubra na galeria alguns dos produtos que pode juntar já a partir hoje ao seu saco de ginástica, afinal nunca se sabe quem se pode encontrar entre uma máquina de elítica e uma bicicleta.


Veja também a roupa certa para cada tipo de desporto.