Marco Paulo internado em hospital de Lisboa

35345661_02868
Marco Paulo [Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens]

Marco Paulo está internado no Hospital da CUF Descobertas, em Lisboa, e foi submetido a um processo de drenagem de líquido do pulmão direito, onde lhe foi diagnosticado um tumor no verão passado. O artista português de 78 anos, que tem manifestado dificuldades em respirar e cansaço, deverá continuar sob acompanhamento médico durante os próximos dias.

De acordo com informação avançada, o cancro alastrou e o músico está impossibilitado de continuar a gravar o programa Alô Marco Paulo, da SIC.

Recorde-se que a SIC transmitiu uma emissão especial no sábado passado, 18 de março, para dar mensagens de apoio ao cantor, uma vez que o mesmo não esteve presente depois de apresentar sinais de fragilidade nos últimos dias.

A SIC Internacional juntou-se à onda de apoio ao intérprete, que luta contra um cancro no pulmão: “No ‘Alô Marco Paulo’ de hoje juntamo-nos num abraço de apoio a Marco Paulo“, pode ler-se nas redes sociais.

“Os valores tumorais quase duplicaram, e esse foi um momento de preocupação dos médicos. E o Marco Paulo sentiu-se muito cansado e não apresentou o programa no passado sábado”, disse Duarte Siopa no ‘Manhã CM’ da CMTV para justificar a ausência do artista.

Marco Paulo enfrenta tumor pela terceira vez

O cantor tem sido diagnosticado com três cancros ao longo da vida: primeiro no testículo, depois na mama e, agora, no pulmão.

O primeiro tumor que Marcou Paulo enfrentou foi no testículo direito, que se viu obrigado a remover, em 1996. O artista manteve em segredo a verdadeira zona do corpo onde o teve até novembro do ano passado.

Em 2019, chegou a contar, num livro biográfico que publicou, que tinha sido no abdómen. Foi entrevista ao Correio da Manhã que Marco Paulo repôs a verdade dos factos, na época, com o intuito de ajudar outros homens. “Como foi uma coisa muito íntima, nunca me senti muito confortável a falar dela e fui sempre preferindo manter o silêncio. Na altura, estas coisas também eram quase tabu. Não se ouvia falar delas e mesmo hoje ainda se fala com alguma vergonha. Eu é que já não devo nada a ninguém”, frisou. Os médicos chegaram a dar-lhe apenas três meses de vida.

O tumor que se seguiu foi na mama. Na altura, o artista começou a sentir um caroço sob o mamilo direito, mas desvalorizou e foi numa consulta de rotina para retirar um sinal que soube através de uma amiga que o acompanhava ter pedido à médica que avaliasse o caroço.

Mais tarde, teve de ser submetido a uma cirurgia para retirar o tecido mamário da mama direita e os gânglios linfáticos da respetiva axila. “Nunca me passou pela cabeça que pudesse acontecer aos homens”, chegou a confessar.

Passado um ano do fim dos tratamentos, em 2021, falou em entrevista a Ana Marques no programa Alô Portugal, da SIC, sobre a importância dos homens não se sentirem inferiorizados caso lhes seja feito detetado este diagnóstico, uma vez que é uma doença muito associada a mulheres e deixou o alerta “quero que os homens se apercebam da experiência que tive. Tomem atenção quando estiverem a tomar banho, toquem no peito, porque esta não é só uma doença de mulheres.”

O terceiro e último tumor com que Marco Paulo foi diagnosticado no verão do ano passado, foi o do pulmão. A descoberta deu-se após realizar exames de rotina. Mais tarde, revelou que se tratava do surgimento de metástases no pulmão e que já estava a ter acompanhamento médico. Para combater a doença, o também apresentador fez quimioterapia oral, em comprimidos, mas, recentemente, níveis tumorais aumentaram “de 80 para 150 conforme revelou ao CM. Para já, o cantor encontra-se hospitalizado e estável.