Maria do Céu Guerra condecorada pelo Presidente Marcelo

Maria Céu Guerra GI sara Matos
Maria do Céu Guerra [Fotografia: Sara Matos/Global Imagens]

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra com as insígnias de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, no palácio da Ajuda em Lisboa. Uma ordem militar que se destina a distinguir o mérito literário, científico e artístico.

Recorde-se que a atriz, de 77 anos, tinha já sido reconhecida em 2019 como a melhor atriz da Europa.

De acordo com uma nota do ‘site’ na Internet da Presidência publicada esta quarta-feira, 29 de setembro, Marcelo Rebelo de Sousa também agraciou o ator Sinde Filipe, mas com as insígnias de Comendador da Ordem Infante D. Henrique.

Hoje, o Presidente da República recebeu os distinguidos nos prémios de cinema Sophia de 2021. Os filmes Listen, de Ana Rocha de Sousa, e Mosquito, de João Nuno Pinto, foram os mais premiados nos prémios de cinema Sophia, numa cerimónia em que se apelou aos espetadores para que vejam cinema português.

Na décima edição dos prémios atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, “Listen” de Ana Rocha de Sousa conquistou cinco Sophia, nomeadamente o de Melhor Filme, de Melhor Realização e de Melhor Atriz, para Lúcia Moniz.

A atriz e encenadora Maria do Céu Guerra e o ator Sinde Filipe foram galardoados com o prémio Sophia de carreira.

Lusa