Lembra-se de Sira, a costureira de ‘Tempo Entre Costuras’? Ela está de volta

O Tempo Entre Costuras
[Fotografia: Filme]

Mais de uma década depois, Sira está de volta. A inocente costureira que veiculava mensagens de espionagem em figurinos e mensagens clandestinas em tempo da Segunda Guerra Mundial, do romance da espanhola Maria Dueñas, está de volta.

A história, que passava por destinos como Lisboa e que culminou numa adaptação televisiva com o malogrado ator Filipe Duarte, ganha agora novos capítulos 11 anos após a estreia, com a edição da nova obra pela mão da Porto Editora.

“Depois de cumprir a sua missão com os serviços secretos britânicos, no auge da Segunda Guerra Mundial, sonha com uma vida tranquila, finalmente em paz. Porém, o destino é caprichoso e reserva-lhe um rumo bastante diferente”, antecipa a livreira em comunicado de imprensa. “O quinto romance de María Dueñas leva os leitores a paisagens familiares, numa trama de riscos inimagináveis e com personagens difíceis de esquecer”, acrescenta a mesma nota enviada às redações.

A história de Sira Bonnard – antes Arish Agoriuq, antes Sira Quiroga – vai chegar às livrarias esta quinta-feira, 21 de outubro.

No novo romance Sira, a célebre costureira espia em trabalho sob os serviços secretos britânicos vai ser mãe e vai viver agora “um infortúnio trágico que a obrigará a reinventar-se e a, mais uma vez, tomar as rédeas da sua vida sozinha e lutar com todas as forças para se adaptar ao futuro”. Um livro que soma “factos históricos que marcarão uma época” e que vão decorrer em novas georgrafias como “Jerusalém, Londres, Madrid e Tânger”.

A autora espanhola Maria Dueñas tem visto a sua obra traduzida em mais de 35 línguas. A romancista nasceu em Puertollano, Ciudad Real, em 1964, e é doutorada em Filologia Inglesa.

Depois de duas décadas dedicadas à vida académica, irrompeu pelo mundo literário em 2009 com o lançamento da obra O Tempo entre Costuras. Publicou posteriormente os romances Recomeçar, As Vinhas de La Templanza e a As filhas do Capitão.