Maria Gambina junta-se a jovens com deficiência e cria bonecas artesanais

renda

Com o intuito de ajudar jovens com deficiência, a designer portuguesa Maria Gambina une-se ao projeto “Peixeiras de Matosinhos”, juntamente com a Câmara e o Centro Comercial MAR Shopping, que celebra este ano o seu 10º aniversário. Para incentivar a empregabilidade das pessoas inseridas no Centro de Atividades Ocupacionais da Associação “Rumo à Vida”, vão ser criadas bonecas artesanais de forma a angariar fundos para a organização.

“Rumo à vida” é a casa que disponibiliza condições favoráveis a pessoas com deficiência. Além de ser uma organização sem fins lucrativos, é o salva-vidas de muitos pais, que sem esta casa teriam que largar o atual emprego e ganha-pão para conseguirem tomar conta dos filhos, portadores de algum tipo de deficiência.

Unida a esta causa solidária, a especialista em moda será a responsável pelo design das bonecas artesanais: as “Peixeiras de Matosinhos”. Mas é também com a ajuda dos utentes do Centro “Rumo à Vida” que estas bonecas vão ganhar forma. As tradicionais peixeiras, com as suas camisas, saias, aventais e lenços coloridos vão ser feitas pelos jovens, com a participação de Maria Gambina.

Os pregões destas senhoras ainda encantam os turistas na lota e no mercado municipais de Matosinhos, mas praticamente deixaram de se ouvir nas ruas. Importa, por isso, preservar o seu legado cultural enquanto símbolo de uma cidade que se desenvolveu a partir do mar.

A Câmara de Matosinhos vai ajudar com a venda das bonecas nos pontos turísticos da cidade e o MAR Shopping vai doar 31.200 euros.

É cuidadora informal? Conheça os poucos apoios a que tem direito