Feminismo, teoria queer e muita cor na exposição de Maria Mergulhão

maria mergulhao

Hello My____ (2018) é o nome da mais recente obra da pintora portuguesa Maria Mergulhão, que serve de mote, e de título, à exposição patente Espaço Santa Catarina, em Lisboa, até 22 de novembro

O trabalho da artista de 25 anos reflete-se em quadros de grande dimensão com cores gritantes e palavras ou frases obsessivas e confessionais. A estética destas peças torna-se familiar pela associação a técnicas do grafitti, e como tal, também as obras de Maria Mergulhão expõem temas de carácter social que pertencem à praça pública. Os exageros de peças como ‘I Am Very Queer’ e as repetições em ‘Feminism, Feminism, Feminism, Feminism’ levam o público a questionar as afirmações descritas e salientam a ansiedade millennial da afirmação do Eu.

Maria Mergulhão nasceu em Lisboa em 1993, em 2010 mudou-se para Londres, onde 2011 estudou na University for Creative Arts e na Universidade Goldsmiths University of London. Ao estudo das Belas Artes juntou o interesse pelas temáticas da Queer Theory e do Feminismo, desenvolvendo um interesse pelo uso de linguagem na arte contemporânea, poesia e spoken-word.

Em 2016 a artista regressou a Portugal e atualmente vive e trabalha em Cascais.

15 livros para ler nos próximos meses