#Powerwomen: Vera Pinto Pereira e Maria Teresa Pereira são as duas mulheres propostas para a administração da EDP

energia
Fotografia: Shurtterstock

Vera Pinto Pereira e Maria Teresa Isabel Pereira são as duas mulheres propostas para integrar o novo Conselho de Administração Executivo da EDP.

A lista, que será analisada em abril, em assembleia de acionistas prevê um aumento de oito para nove elementos para cumprir a quota de 20% de mulheres nos órgãos de administração e fiscalização das empresas cotadas em bolsa.

Maria Teresa Isabel Pereira já pertencia ao universo da EDP, mas Vera Pinto Pereira é uma estreante e uma surpresa. Segundo a informação da proposta comunicada à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM), esta segunda-feira, 8 de janeiro, a antiga diretora de conteúdos do MEO (atual Altice), vem da Fox Network Group e National Geographic Partners na Península Ibérica, onde ocupava o cargo de vice-presidente executiva, desde 2014.

Se a lista for aprovada, Vera Pinto Pereira, de 43 anos e licenciada em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, será uma das duas mulheres num Conselho de Administração que há um ano não tinha nenhum elemento do sexo feminino, refere o jornal ‘Eco’.

Maria Teresa Isabel Pereira, de 52 anos, é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa. E iniciou a sua carreira como advogada no Grupo EDP, no final dos anos 90. Entre 1998 e 200 exerceu o cargo de diretora jurídica da ONI SGPS, do setor das telecomunicações. Regressou à EDP em 2005, e atualmente exerce os cargos de Secretária da Sociedade, Secretária Geral e Diretora Jurídica.

Na lista à CMVM, António Mexia é o nome proposto para presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP.

São ainda propostos como membros do Conselho de Administração João Manso Neto, António Fernando Melo Martins da Costa, João Manuel Marques da Cruz, Miguel Stilwell de Andrade, Miguel Nuno Ferreira Setas e Rui Lopes Teixeira, além dos já mencionados.

O mandato dos atuais membros do Conselho de Administração Executivo da EDP terminou em 31 de dezembro.