Subir

Mariana na pele da primeira estudante da Universidade de Coimbra

A personagem que Mariana Monteiro vai interpretar na série portuguesa ‘Ministério do Tempo’, que se estreia a 2 de janeiro na RTP1, é ligeiramente baseada em Domitilia Carvalho, a primeira mulher a frequentar a Universidade de Coimbra (1871-1966). “A minha Amélia Carvalho é uma jovem de 23 anos de finais do século XIX, que vive à frente do seu tempo. Ela quer muito ter uma vida que não é típica das mulheres da sua época: quer emancipar-se e estudar. Não quer obrigatoriamente casar-se a constituir família”, contou a atriz na apresentação da história à comunicação social.

É a “mente progressista” de Amélia que foi buscar inspiração a Domitilia, que não foi apenas a primeira mulher a frequentar a Universidade, como também uma das primeiras três deputadas eleitas em Portugal ao integrar em 1934 a lista dos deputados escolhidos pela União Nacional para a I Legislatura da Assembleia Nacional. Na trama, uma história que envolve ação, crime e mistério para contar as aventuras de um grupo de agentes secretos que viajam pelo tempo – entenda-se: pelos quase nove séculos de História de Portugal – para impedir que os acontecimentos do passado se alterem, “a Amélia quer mostrar que as mulheres também têm capacidade e podem vingar”.

dddd

Domitilia Carvalho nasceu em Aveiro em abril de 1871

Para Mariana Monteiro, de 28 anos, este é “talvez um dos projetos mais ambiciosos” que conhece e uma oportunidade para os jovens, ávidos consumidores de ficção estrangeira, começarem a ver produções nacionais. “É uma série com um guião muito forte e que prende também pela imagem. Sabemos que não temos os orçamentos que gostávamos de ter para poder investir em séries como esta, por isso sinto-me muito feliz que a RTP tenha feito esta aposta”, contou a artista.

As gravações duraram cinco meses e parte dos cenários são em croma. “É um registo completamente diferente do que já fiz até hoje porque obrigou a trabalhar com croma, com 3D, ou seja, com cenários que estão semi montados”, explicou Mariana.

Além disso, o facto de vestir a pele de uma agente que viaja pelo tempo, obrigou a que se “transformasse em muitas figuras de forma a assumir um look adequado à época para onde vai”.

Mariana Monteiro contracena com Sisley Dias

Mariana Monteiro contracena com Sisley Dias

Adaptada do original espanhol homónimo, ‘Ministério do Tempo’ é uma de três histórias que Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1, vai colocar, aos dias de semana, na primeira faixa do horário nobre da estação, há anos ocupada com concursos de cultura geral. “As séries em prime time estão a marcar toda a TV na Europa. Para este arranque de 2017 resolvemos dar um passo em frente”, justificou o responsável.

Além de Mariana Monteiro, o elenco conta com Sisley Dias e João Craveiro como o trio de personagens principais, aos quais se juntam Luís Vicente, António Capelo, Andreia Dinis e Carla Andrino, entre outros.

Ana Filipe Silveira