As Marias da artista portuense Cláudia Nair prometem encantar Paris

Até domingo, as bonecas da artista plástica Cláudia Nair prometem encantar Paris. A artista portuense, autora das Marias Papperdolls (que pode ver na galeria acima) participa na 10ª Bienal do Carrousel des Métiers d’Art et de Créations, com um trabalho artístico conjunto com Victor Escaleria, inspirado na azulejaria portuguesa.

O projeto de Cláudia Nair com Victor Escaleria, que integra a exposição, em Paris [Fotografia: DR]

Portugal é o país convidado de honra desta mostra considerada a mais importante de França dedicada à arte, design, decoração e artesanato. Nesta 10ª edição, o certame com a participação de mais de 250 artistas e mais de 300 expositores, espalhados por uma área de exposição de 6 000 m2, e onde são esperados mais de 30 000 visitantes.

As Marias Papperdolls de Cláudia Nair aliam a arte de reciclar papel à construção de bonecas artesanais que retratam cultura, património e personalidades. Cada peça associa-se a uma causa e tem “no ADN uma essência que gira em torno do universo feminino”, refere o comunicado de imprensa. “Através das variadas e criativas ilustrações, as Marias Papperdolls contam histórias, são rosto e voz de mensagens pelo mundo. Espalhadas um pouco por todo o país, também já se internacionalizaram em países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Áustria e Japão.”

À arte de Cláudia Nair, com quem tem trabalhado em parceria no último ano, Victor Escaleira junta a de esculpir madeira, criando obras inspiradas naquilo que o rodeia.

Os dois artistas portuenses participam nesta exposição internacional com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), integrando um grupo de 13 marcas que foram selecionadas para representar Portugal.