Marilyn cantou a Kennedy “parabéns, senhor presidente” com este vestido

Marilyn Monroe morreu em 1962
Marilyn Monroe morreu em 1962

19 de maio de 1962. Madison Square Garden, em Nova Iorque. Cerca de 15 mil convidados preparavam-se para dar os parabéns ao então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, pelo seu 45º aniversário. Mas foi a voz e a sensualidade de Marilyn Monroe que falou mais alto. No palco, a atriz cantou ‘happy birthday, mr. president’. Marilyn morreu menos de três meses depois, mas imortalizou o momento.

O vestido que escolheu para a ocasião tinha sido desenhado pelo estilista Jean Louis e feito à medida das suas medidas. Cosido já depois de lhe estar bem assente no corpo, foi feito de seda e lantejoulas. Mais de 50 anos depois, a peça vai a leilão. É a 17 de novembro, em Los Angeles, pela Julien’s Auctions, que espera arrecadar entre 1,8 milhões e 2,7 milhões de euros com a venda.

O vestido desenhado
O vestido desenhado pelo estilista Jean Louis
Não será o único. Nessa mesma ação, que terá a duração de três dias, ser leiloados 1300 objetos de Marilyn. “Quando morreu, Marilyn Monroe deixou tudo a Lee Strasberg. Temos o final do seu espólio, no que está relacionado com ela”, diz o leiloeiro Darren Julien.

E antes de ser comprado pela segunda vez – em 1999 foi adquirido por Martin Zweig, que o terá guardado até agora numa caixa climatizada na sua penthouse no Pierre Hotel, em Nova Iorque – o “vestido pele e pérolas”, como a própria atriz o denominou, vai andar em digressão. Será peça de uma exposição de artigos que pertenceram ou estão ligados a Marylin Monroe e que estará patente em New Jersey entre 25 de setembro e 22 de outubro. Depois, seguirá até Newbridge, na Irlanda.

O vestido é um objeto “não apenas de Hollywood, mas histórico e político”, diz Darren Julien, presidente da leiloeira.