“É um boneco que eu nunca vou levar para casa. A história da minha vida. É difícil levar bonecos giros para casa nos últimos anos”, respondia Marina Mota, com ironia, numa entrevista à rádio com Joana Cruz e Rodrigo Gomes, em novembro do ano passado. Nessa ocasião, em 2023, a atriz estava nomeada na categoria de Melhor Atriz com o projeto Motel Valkirias, mas o prémio foi entregue a Sara Matos pelo trabalho na novela da SIC Sangue Oculto.
Em 2024, Marina Mota acabou por vencer a estatueta, na gala exibida este domingo, 29 de setembro, a partir do Coliseu dos Recreios, na categoria de Melhor Atriz de Teatro, com Bravo 2023! Não podendo estar presente, deixou uma mensagem de “agradecimento”. “Muito obrigada por estarem comigo, por me acompanharem, por me acarinharem Até ao fim de mim farei tudo possível para vos merecer e respeitar”, afirmou.
Um reconhecimento que surge um ano depois de Marina Mota ter feito notar que esteve “naquela estação [SIC] a liderar audiências durante mais de uma década. Em 40 anos nunca consegui fazer um único trabalho merecedor, ou seja, não tenho talento suficiente para ganhar um Globo de Ouro. Porque é que haveria de ser agora?”, indagou, em novembro de 2023, a atriz Marina Mota quando confrontada com o facto de nunca ter recebido o galardão. Foi este domingo, 29 de setembro.