Subir

Marisa Monte e Carminho no EDP Cool Jazz Fest

No próximo 27 de julho, Marisa Monte e Carminho estarão juntas em palco num concerto muito especial do EDP Cool Jazz Fest, concerto que tem apoio do Delas.pt. O concerto será o regresso da cantora brasileira a Portugal, onde tem muitos fãs e esteve há dias, também em dueto, cantando no concerto com Seu Jorge.

Desta vez é Marisa quem convida Carminho. A cumplicidade entre ambas vem de longe, e e revelou-se já na inclusão de uma música de Marisa, Chuva no Mar, no último disco de Carminho, Canto. Esta será certamente uma das composições que passarão pelo palco dos Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras. Do resto, do repertório, nada se sabe, até porque elas próprias ainda estão a descobri-lo.

Um vídeo publicado por @delas.pt a

Talvez passem pelo palco as ‘Saudades do Brasil em Portugal’, de Vinicius de Moraes, um fado feito por um criador da Bossa Nova e com o qual Carminho recebeu, há duas semanas, Marisa Monte na sua casa, em Lisboa, para começarem a escolher as músicas que irão tocar. Marisa estava em Lisboa apenas para o concerto com Seu Jorge, Carminho havia chegado de viagem e tiveram apenas umas horas de um domingo à noite para desenhar um esboço de alinhamento.

No encontro surgiram naturalmente músicas de Marisa Monte que Carminho sabe de cor, e que ambas tocam à primeira, até pelo afinamento de tons e pela harmonia que transmitem. Carminho é fã de música brasileira – depois do fado, é a bossa nova, o samba e a MBP que preenchem a discoteca da sua casa. Escolherão as canções e ensaiarão o resto, nas próximas viagens de Carminho ao Brasil – a próxima é já no fim do mês, para uma tournée que começa no Vivo Rio e seguirá por todo o país.

Ambas conheceram-se no Brasil, numa das muitas viagens da fadista portuguesa – passa lá entre 30 a 50 dias por ano – e em jantares e concertos de músicos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil entre outros.

Este concerto é, de certa forma, o corolário dessa amizade, expressa no palco. Será no dia 27 de julho, no Cool Jazz Fest, o festival em que estão também anunciados os nomes de de Jill Scott (12 de julho), The Cinematic Orqhestra (17 de julho), Seal (20 de julho) Stacey Kent (21 de julho), e Koop Oscar Orchestra (23 de julho), para completarem o cartaz.

Catarina Carvalho/ Fotografia Jorge Simão