Marisco: como escolher o melhor e como o cozinhar sem erros

pexels-alex-favali-921374(1)
[Fotografia: Alex Favali/Pexels]

É um dos petiscos mais apreciados e tem a vantagem de transportar a mente para o verão e a férias. Mesmo com o outono já em curso, as temperaturas continuam a convidar a petiscos desta natureza. Porém, há sempre em mente um risco associado, pelo que nada melhor do que aceitar os conselhos de quem sabe.

Dos conselhos incontornáveis a cumprir na hora de comprar o melhor marisco e bivalves, à maneira infalível de fazer amêijoas à Bulhão Pato ou de cozer camarão, veja as recomendações deixadas ao Delas.pt pelo mestre marisqueiro Alberto Mota, da conhecida cervejaria Ribadouro.

Mas vamos por partes. Numa primeira fase, como escolher os melhores e mais frescos bivalves. Antes de mais, é importante saber qual a melhor altura de recolha e a melhor proveniência, sendo indicado consultar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Este organismo divulga o estado das zonas de produção de moluscos bivalves no site (pode aceder aqui), o que permite ter informações sobre as melhores alturas e regiões para a apanha.

Já durante a compra, Alberto Mota deixa três recomendações: “Verificar o aspeto: as conchas devem estar fechadas. Sentir o aroma, que deverá ter cheiro agradável a maresia, sem cheiro excessivo e manter o produto refrigerado”, refere, por escrito, ao Delas.pt.

Já sobre as receitas sem erros, o mestre marisqueiro deixa algumas dicas a cumprir quando fizer estes petiscos em casa. Nas ameijoas à Bulhão Pato, o maior erro está em “não respeitar a receita e deixar cozer em demasia o bivalve. Assim que estejam abertas as conchas, estará cozido. Não se esqueça da finalização com limão e coentros”, aconselha.

Quanto ao camarão, Alberto Mota vinca que “é importante parar a cozedura através de choque térmico em gelo após a retirada da água a ferver”. Se o menu passa por apresentar sapateira recheada, o mestre marisqueiro revela os ingredientes da receita do sucesso de Ribadouro: “A sua ‘carne’, pickles, um pouco de maionese e vinho madeira”.